Desafios enfrentados pelos técnicos de enfermagem que atuam em um Serviço de Atendimento Móvel de Urgência

  • Júlio César Batista Santana Puc Minas.
  • Juliana Pereira Campos PUC Minas.
  • Bianca Santana Dutra PUC Minas.
  • Ana Cristina Viana Campos PUC Minas.
Palavras-chave: Cuidados de enfermagem, Equipe de enfermagem, Serviços médicos de emergência, Triagem de vítimas.

Resumo

A equipe de técnicos de enfermagem que atua no serviço de atendimento pré-hospitalar enfrenta diversos desafios, deve estar preparada para trabalhar em conjunto, tomar decisões rápidas, embasadas em conhecimentos prévios. Identificar os desafios enfrentados pelos técnicos de enfermagem que atuam em um serviço de atendimento móvel de urgência. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de análise qualitativa, utilizada a análise de conteúdo proposta por Laurence Bardin. A pesquisa foi desenvolvida com 13 técnicos de enfermagem. Emergiram 4 categorias: Importância do trabalho em equipe; Necessidade do suporte psicológico em situações traumáticas; Aspectos relevantes nas discussões políticas de saúde relacionadas à desvalorização do profissional; Importância dos equipamentos para eficácia do atendimento e segurança da equipe. A equipe de técnicos de enfermagem depara com diversos desafios físicos e emocionais no cotidiano laboral no Atendimento pré-hospitalar móvel, ressalta a importância do trabalho em equipe como fator primordial para a minimização do estresse e otimização da qualidade no atendimento, associado à adequação dos materiais e habilidade técnica dos profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Batista Santana, Puc Minas.
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), especialização em Enferamgem em UTI (2001) mestrado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia -São Paulo (2007), aluno do Doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - São PAULO. Professor da PUC MInas, Centro Universitário UNIFEMM - Sete Lagoas e Faculdade Ciências da Vida, coordenador dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA/ PUC Minas: Enfermagem em UTI adulto, Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma e Programa Saúde da Família,Coordenador do curso de especialização em Enfermagem em Urgência, emergância e trauma do PREPES/ PUC Minas,Enfermeiro - SAMU - Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, atuando principalmente nos seguintes temas :Bioética, unidade de terapia intensiva, atendimento pré-hospitalar, enfermagem, cuidado, emergência,equipe de enfermagem e saúde da família, Editor Adjunto da Enfermagem Revista PUC Minas, membro da equipe editorial da Revista de Enfermagem UFPE on line e Revista Científica de Enfermagem (RECENF), Membro do colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem da PUC/ Minas, Campus Coração Eucarístico.
Juliana Pereira Campos, PUC Minas.

Enfermeira pela Faculdade Ciências da Vida. Aluna do curso de Especialização em Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma da PUC/Minas.

Bianca Santana Dutra, PUC Minas.

Enfermeira pela Faculdade Ciências da Vida. Especialista em Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma pelo PREPES PUC/Minas.

Ana Cristina Viana Campos, PUC Minas.

Doutoranda em Saúde Coletiva pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora do Instituto de Educação Continuada Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Publicado
03-05-2012
Seção
ARTIGOS/ARTICLES