Representatividade dos cuidados paliativos aos pacientes terminais para o enfermeiro

  • Júlio César Batista Santana PUC Minas.
  • Nelma Suely Barbosa PUC Minas.
  • Bianca Santana Dutra PUC Minas.
Palavras-chave: Doente terminal, Cuidados de Enfermagem, Cuidados paliativos, Direito a morrer.

Resumo

Vivenciar a terminalidade da vida perpassa por uma discussão que envolve o paciente, família e profissionais de saúde, com o objetivo de amenizar a dor e o sofrimento humano. Neste contexto a equipe de enfermagem deve estar preparada para o enfrentamento dessa situação e propor estratégias para favorecer o processo do morrer com dignidade. Compreender a representatividade dos cuidados paliativos aos pacientes terminais na percepção dos enfermeiros. Pesquisa de natureza qualitativa, baseada na análise de conteúdo proposta por Bardin. Foram entrevistados 8 profissionais de enfermagem, por meio de uma entrevista gravada. Emergiram as categorias: o despreparo em lidar com a morte, representatividade dos cuidados paliativos na assistência ao paciente terminal, percebendo a família no contexto do paciente terminal e a percepção de sentimentos que conotam a religiosidade no contexto terminalidade. Percebe-se um certo despreparo dos enfermeiros em lidar com as situações que envolvem a terminalidade da vida. Ressalta-se a importância dos cuidados paliativos na assistência aos paciente terminais, a participação dos familiares e o discernimento ético dos profissionais em respeito a autonomia do paciente e o resgate a dignidade no processo do morrer.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Batista Santana, PUC Minas.
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), especialização em Enferamgem em UTI (2001) mestrado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia -São Paulo (2007), aluno do Doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - São PAULO. Professor da PUC MInas, Centro Universitário UNIFEMM - Sete Lagoas e Faculdade Ciências da Vida, coordenador dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA/ PUC Minas: Enfermagem em UTI adulto, Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma e Programa Saúde da Família,Coordenador do curso de especialização em Enfermagem em Urgência, emergância e trauma do PREPES/ PUC Minas,Enfermeiro - SAMU - Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, atuando principalmente nos seguintes temas :Bioética, unidade de terapia intensiva, atendimento pré-hospitalar, enfermagem, cuidado, emergência,equipe de enfermagem e saúde da família, Editor Adjunto da Enfermagem Revista PUC Minas, membro da equipe editorial da Revista de Enfermagem UFPE on line e Revista Científica de Enfermagem (RECENF), Membro do colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem da PUC/ Minas, Campus Coração Eucarístico.
Nelma Suely Barbosa, PUC Minas.

Enfermeira pela Faculdade Ciências da Vida.

Bianca Santana Dutra, PUC Minas.

Enfermeira pela Faculdade Ciências da Vida. Especialista em Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma pelo PREPES PUC/Minas.

Publicado
03-05-2012
Seção
ARTIGOS/ARTICLES