Fatores que influenciam e minimizam os erros na administração de medicamentos pela equipe de enfermagem

  • Júlio César Batista Santana PUC Minas.
  • Marco Aurélio de Sousa PUC Minas.
  • Hérica Caldeira Soares PUC Minas.
  • Kênia Soraya Amaral Avelino PUC Minas.
Palavras-chave: Erros de medicação, Equipe de Enfermagem, Evento sentinela, Imperícia, Negligência, Fatores capacitantes, Sistema de medicação no hospital, Gerenciamento de segurança, Controle de risco.

Resumo

O termo segurança do paciente envolve, em geral, a prevenção de erros no cuidado prestado ao paciente e a eliminação de danos causados por tais erros, como exemplo a administração de medicamentos. Diversas são as causas que podem levar ao erro durante o processo medicamentoso. Identificar os fatores que propiciam os erros de medicamentos pela equipe de enfermagem e os fatores que influenciam na minimização desses erros. Revisão crítica de literatura entre os anos de 2000 a 2010, com análise de artigos encontrados nos bancos de dados Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional da área Médica e Biomédica (MEDLINE) em meio eletrônico pela Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), e Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE/PubMed). Após os a busca dos descritores, Utilizou-se 25 artigos, 7 materiais como resoluções, pareceres, diretrizes e 5 livros. Emergiram as seguintes categorias: Influencias da comunicação sobre o processo de erros de medicação; Efeitos da sobrecarga e condições de trabalho sobre o processo medicamentoso; Ambiente de trabalho como causa de erros de medicação; Formação e preparo do profissional de enfermagem: alicerce para uma prática segura; Fatores que influenciam a minimização dos erros na administração de medicamentos. Os erros no processo medicamentoso são multifatoriais, envolvendo o ambiente, o profissional de saúde, a comunicação, dentre outros. É necessário medidas preventivas para minimizar os riscos ao erro, otimizando uma assistência de qualidade e segura, livre de danos decorrentes de imperícia, imprudência e negligência, tanto para o paciente, a família e os profissionais de saúde. Neste contexto é fundamental uma formação adequada da equipe de enfermagem, adequação dos recursos físicos e materiais e estratégias voltadas para a organização do serviço e sistematização da assistência de enfermagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César Batista Santana, PUC Minas.
Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996), especialização em Enferamgem em UTI (2001) mestrado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - Campus Pompeia -São Paulo (2007), aluno do Doutorado em Bioética pelo Centro Universitário São Camilo - São PAULO. Professor da PUC MInas, Centro Universitário UNIFEMM - Sete Lagoas e Faculdade Ciências da Vida, coordenador dos cursos de Pós-Graduação Lato Sensu do INSTITUTO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA/ PUC Minas: Enfermagem em UTI adulto, Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, Enfermagem em Urgência, Emergência e Trauma e Programa Saúde da Família,Coordenador do curso de especialização em Enfermagem em Urgência, emergância e trauma do PREPES/ PUC Minas,Enfermeiro - SAMU - Secretaria Municipal de Saúde de Sete Lagoas, atuando principalmente nos seguintes temas :Bioética, unidade de terapia intensiva, atendimento pré-hospitalar, enfermagem, cuidado, emergência,equipe de enfermagem e saúde da família, Editor Adjunto da Enfermagem Revista PUC Minas, membro da equipe editorial da Revista de Enfermagem UFPE on line e Revista Científica de Enfermagem (RECENF), Membro do colegiado do Curso de Graduação em Enfermagem da PUC/ Minas, Campus Coração Eucarístico
Marco Aurélio de Sousa, PUC Minas.

Acadêmico de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Hérica Caldeira Soares, PUC Minas.

Acadêmica de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Kênia Soraya Amaral Avelino, PUC Minas.

Acadêmica de Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Publicado
03-05-2012
Seção
ARTIGOS/ARTICLES