A Belt and Road Initiative na mídia brasileira
The Belt and Road Initiative in the Brazilian media
Resumo
Este artigo apresenta uma avaliação da percepção da Belt and Road Initiative (BRI) na mídia brasileira. Essa avaliação é relevante diante do movimento de aproximação entre os países e da especulação da entrada do Brasil na BRI, embora o país tenha mantido uma distância deliberada da iniciativa. Nesse contexto, o sucesso de uma possível adesão ao BRI pelo Brasil – uma democracia pluralista e multipartidária – depende em larga medida do grau de consenso em torno dos temas, seja nas arenas formais de decisão, seja junto à opinião pública. O trabalho analisou 266 artigos/reportagens/colunas de opinião dos principais veículos de comunicação brasileiro entre 2017 e 2019. Concluímos que atualmente há um elevado grau de desconhecimento sobre a BRI e que o assunto é tratado de forma ainda bastante superficial pela mídia brasileira. Esse fato configura uma especial oportunidade para iniciativas que busquem moldar a imagem da BRI entre os setores da sociedade brasileira – empresariado, decision makers, academia, membros do governo, classe política, sociedade civil e opinião pública. Por outro lado, deve-se ter em mente que o grau de polarização social e ideológica no Brasil no momento torna a construção de consensos especialmente desafiadora.
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