Liberdade: considerações de caráter cívico

Freedom: considerations of civic character

  • Eduardo Augusto Faria de Souza Maia Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as principais ideias e argumentos que compõem o escopo teórico e ideológico de doutrinas liberais/libertárias da literatura, em seus mais diversos ângulos, analisando-os dentro das considerações de caráter cívico. Serão analisados os principais argumentos utilizados para se defender tais ideias e como os mesmos são apresentados. Será considerado também, em grande medida, as contribuições de Michael J. Sandel, Robert Putnam e Alexis de Tocqueville sobre as questões cívicas. O primeiro dispõe de uma vasta análise sobre as questões que circundam os principais argumentos libertários; o segundo apresenta os argumentos sobre o que caracteriza uma comunidade cívica; e o terceiro dispõe das ferramentas teórico-políticas sobre a liberdade e a igualdade dentro de uma sociedade.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Faria de Souza Maia, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC MG
Possui Ensino Médio Médio Técnico em Informática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG) (2012) e é graduado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG) (2017).  Possui experiências teóricas com questões de Meio Ambiente, Relações Internacionais, Política Externa Ambiental do Brasil com ênfase nas energias renováveis e liderança brasileira na temática.
Publicado
16-11-2017
Como Citar
Maia, E. A. F. de S. (2017). Liberdade: considerações de caráter cívico. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 16(32), 289-312. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/15571