Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: um estudo sobre a implementação dos ODS de 1 ao 4 no Brasil

Resumo

Este artigo busca analisar quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ODS), cujos focos são: pobreza, fome, saúde e educação, no contexto brasileiro. Para tanto, foram selecionadas duas variáveis, a merenda escolar e a educação sobre a saúde, consideradas neste trabalho como pontos de conexão entre estes ODS. A partir da bibliografia estudada e da análise de dados estatísticos do governo brasileiro, conclui-se que o Brasil apresenta diversos programas públicos bem-sucedidos voltados para o cumprimento de tais Objetivos, juntamente a iniciativas positivas da sociedade civil organizada (principalmente no combate à fome). Contudo, o país também apresenta problemas graves internos e regionais que precisam ser sanados para que a Agenda 2030 seja cumprida.

Biografia do Autor

Rhanna Maria Santos Paixão, Estudante do 7 período do curso de Relações Internacionais na UnB.

Estudante do sétimo período de Relações Internacionais na Universidade de Brasília e tem como áreas de foco: Defesa/Segurança Internacional, Agenda 2030-ODS e Direito Internacional. Participou do projeto de extensão AMUN Kids como professora na Escola Classe 05 do Guará em 2016. Participou como Diretora Assistente I na Organização Internacional do Trabalho na Simulação das Nações Unidas para Secundaristas em 2018. É monitora atualmente da discplia de Organizações Internacionais I. Também está participando de um grupo de iniciação cinetifica sobre as estratégias e interesses do Brasil na Antártica à luz do Construtivismo.

Isabella Monteiro Valentim, Universidade de Brasília

Estudante do sétimo período de Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Participou de dois projetos de extensão universitária: Do Americas Model United Nations como diretora de Logística e Sustentabilidade da 21ª edição do evento; e do AMuN Kids como professora em escola da rede pública do Distrito Federal, trabalhando com o desenvolvimento de oficinas e atividades cuturais para o público infantil. Foi monitira da disciplina de Teoria das Relações Internacionais I. Ademais, exerce estágio no Departamento de Negciações Internacionais (DEINT) do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Luiane Magalhães Dias, Universidade de Brasília

Estudante do sétimo período de Relações Internacionais na Universidade de Brasília (UnB). Foi integrante do Programa de Educação Tutorial PET-UNB. Realizou projeto de iniciação científica sobre o tema do estupro como arma de guerra na República Democrática do Congo. Atualmente, realiza duas pesquisas de iniciação cintífica sobre os seguintes temas: Antártica e Realismo nas Relações Internacionais. Ademais, exerce estágio na Secretária de Relações Internacionais da Câmara dos Deputados.

Publicado
10-09-2019
Como Citar
Paixão, R. M. S., Valentim, I. M., & Magalhães Dias, L. (2019). Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável: um estudo sobre a implementação dos ODS de 1 ao 4 no Brasil. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 18(36), 233-256. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/18894