O programa amazônia e a governança ambiental global: a ação da Natura orientada pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável sobre Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12)

  • Flávia Henriques Góes de Medeiros Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Bárbara Benevides Torres Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Débora Helena Barros Ribeiro Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Gabriel Neves dos Santos Rodrigues Centro Universitário de Belo Horizonte
  • Igor Alves Lopes Centro Universitário de Belo Horizonte
Palavras-chave: Natura, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Programa Amazônia, Governança Ambiental Global, Sustentabilidade.

Resumo

Este artigo tem como objetivo compreender como a Natura, por meio do Programa Amazônia, contribui para o fortalecimento da Governança Ambiental Global (GAG) ao buscar cumprir o objetivo do Desenvolvimento Sustentável de Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12). Para tanto, o artigo foi estruturado por meio da metodologia de estudo de caso, analisando os dados sob o ponto de vista do aparato conceitual da GAG. Dessa maneira, compreendeu-se que a Natura é um importante ator corporativo participante de ações que visam o cumprimento do ODS 12 - a qual, por meio do Programa Amazônia, incorpora práticas de consumo e produção responsáveis em suas práticas. Ademais, a Natura contribui para reforçar a GAG por meio de sua participação no Comitê Brasileiro do Pacto Global.
Publicado
10-09-2019
Como Citar
Henriques Góes de Medeiros, F., Benevides Torres, B., Barros Ribeiro, D. H., Neves dos Santos Rodrigues, G., & Alves Lopes, I. (2019). O programa amazônia e a governança ambiental global: a ação da Natura orientada pelo Objetivo do Desenvolvimento Sustentável sobre Consumo e Produção Responsáveis (ODS 12). Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 18(36), 257-278. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/19016