Sistema político-eleitoral e desempenho econômico: uma análise do perfil eleitoral brasileiro

Politico-electoral system and economic performance: an analysis of the Brazilian electoral profile

  • Christiano Simões de Oliveira Filho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Resumo

Teóricos da Economia Política têm se dedicado há muito ao estudo das conexões entre a organização política e social e a distribuição de recursos materiais, bens e serviços. Na ordem capitalista democrática, a configuração do sistema politico-eleitoral e o perfil eleitoral médio são um interessante objeto de estudo na relação com o desempenho econômico. Objetivando, assim, apresentar e explicar como essa relação se manifesta no Brasil, este artigo mobilizou aplicação de questionários e pesquisas bibliográficas. Os resultados indicam que o desenvolvimento econômico brasileiro está intimamente relacionado a uma estrutura política-eleitoral defasada, representada por instituições falhas, e a uma cultura política deficitária.

Biografia do Autor

Christiano Simões de Oliveira Filho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
Graduando do curso de Relações Internacionais na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, iniciado em 2018/1º e previsto para concluir em 2021/2º.
Publicado
19-06-2020
Como Citar
de Oliveira Filho, C. S. (2020). Sistema político-eleitoral e desempenho econômico: uma análise do perfil eleitoral brasileiro. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 19(37), 84-102. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/20174