Juventude, paz e segurança: a importância dos jovens nos processos de paz de acordo com o Conselho de Segurança da ONU
Youth, Peace and Security: the importante of young people in peace processes according to the UN Security Council
Resumo
O presente artigo visa discorrer sobre o tópico juventude, paz e segurança, debatendo o papel dos jovens na construção e manutenção da paz e segurança internacionais. O objetivo principal é entender como a comunidade internacional, por meio da Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), reconhece a importância da juventude em processos de paz. Para isso, primeiramente será definido o conceito de “juventude, paz e segurança”, destrinchando os elementos que o compõem para assim definir o termo de forma holística. Isso se dará através da abordagem de Galtung sobre paz positiva e violência estrutural, bem como a perspectiva ampliada dos estudos de segurança. Em seguida se analisará como o sistema ONU trabalha com a questão, através das resoluções adotadas sobre o assunto, em especial a Resolução 2250 (2015) do Conselho de Segurança das Nações Unidas, a primeira a versar sobre o tópico juventude, paz e segurança, e as políticas posteriores implementadas pela Organização para colocar em prática os dizeres da Resolução 2250 e promover o entendimento sobre a importância da liderança jovem no combate ao extremismo violento e promoção da paz. Por fim, será analisado um relatório publicado em 2018, a pedido do Conselho de Segurança, que registra a contribuição da juventude nos processos de paz ao redor do mundo.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).