Dependência e desenvolvimento na América Latina: uma perspectiva alternativa da teoria de Relações Internacionais
Palavras-chave:
Teoria das Relações Internacionais, Cepal, Desenvolvimento, América Latina.
Resumo
O presente artigo analisa a obra Dependência edesenvolvimento na América Latina em perspectivahistórica, tendo em vista sua inserção nocenário acadêmico das Relações Internacionais daAmérica do Sul quando de sua publicação e seuspossíveis impactos no desenvolvimento do campoda teoria de Relações Internacionais. O artigoidentifica que, apesar da classificação inicial daobra como do campo da sociologia, seu métodoanalítico ao mesmo tempo descritivo e projetivo,somado à sua interdisciplinaridade, permiteenquadrá-lo como trabalho de Relações Internacionais.Conclui-se que, tendo em vista a lacunade estudos que abordassem os fenômenos locaise a necessidade desses para uma compreensãoprecisa da região, a obra Dependência e desenvolvimentona América Latina consiste em um esforçoregional pioneiro de teorização das Relações Internacionaislatino-americanas.Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Fernandes Pimenta, G. (1). Dependência e desenvolvimento na América Latina: uma perspectiva alternativa da teoria de Relações Internacionais. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 8(16), 7-25. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/3836
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).