Neorrealismo e conduta incoerente com a estrutura do sistema internacional
Palavras-chave:
Teoria de Relações Internacionais, Neorrealismo, Hipóteses auxiliares, Previsão de resultados na dinâmica internacional, Socialização e emulação.
Resumo
Críticas ao neorrealismo comumente interpretam-no como uma teoria que estabelece um mundo no qual a configuração da estrutura do sistema internacional possui relação determinista com a conduta de seus atores. Sempre que há conduta incoerente com a estrutura, argumentam esses críticos, o neorrealismo vê-se contradito. Este trabalho procura mostrar como a existência de conduta incoerente é aceitável ao neorrealismo. Adotam-se um teste empírico para esse tipo de crítica e o argumento de que o neorrealismo também consegue estabelecer mecanismos teóricos para manter a ideia básica de que o estudo da configuração da estrutura do sistema internacional é capaz de explicar e prever, em linhas gerais, a conduta dos atores.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Como Citar
Grassi Freire, L. (1). Neorrealismo e conduta incoerente com a estrutura do sistema internacional. Fronteira: Revista De iniciação científica Em Relações Internacionais, 5(9), 97-125. Recuperado de http://periodicos.pucminas.br/index.php/fronteira/article/view/4078
Seção
Artigos
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).