O processo de ascensão política da Grã-Bretamha ocorrido do século XVII ao XIX: uma explicação a partir de jogos de payoff variável e do realismo ofensivo
Resumo
Este artigo objetiva abordar a formação de redes como interessante instrumento para se analisar fenômenos transnacionais no âmbito das Relações Internacionais. Para tanto, considera conceitos como transnacionalismo e interdependência complexa e procura compreender as mudanças no papel do Estado na contemporaneidade e suas implicações para a emergência de atores transnacionais no ambiente internacional. Em seguida, procura demonstrar como esses conceitos implicam a articulação de atores dispersos pelo sistema, num possível modo de abordar o fenômeno, por meio da formação de redes transnacionais. Por fim, sugere e justifica tal forma de abordagem como poderoso instrumento metodológico e analítico trazido ao campo das relações internacionais contemporâneas.
Downloads
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob aLicença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).