Análise comparativa dos parâmetros de segmentação e regras de classificação das vias pavimentadas de Marília/SP

Palavras-chave: Análise de imagens baseadas em objetos geográficos (GEOBIA), vias pavimentadas, cobertura da terra, regras de classificação

Resumo

Nos últimos anos, as técnicas de extração de informações das imagens de satélite evoluíram muito, mas o compartilhamento das suas regras de classificação ainda está muito aquém do seu potencial. Este artigo compara duas classificações de vias pavimentadas, desenvolvidas através do uso de técnicas de GEOBIA, por dois operadores diferentes, de Marília-SP. A imagem do satélite WordView-II (RGB, NIR) de 2010 e o programa eCognition foram utilizados por ambos os intérpretes no processo. O coeficiente kappa, produzido a partir de 500 pontos aleatórios, e a análise visual foram utilizados para comparar as classificações. Os índices kappa de 0,68 e 0,72 mostraram considerável concordância entre os operadores. Ressaltaram também a importância dos critérios de segmentação e dos parâmetros de escala de análise, principais diferenças entre ambos, para a classificação dos objetos geográficos.

Biografia do Autor

Agnes Silva de Araujo, Universidade de Sao Paulo

Possui Bacharelado e Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade de Paulo (2013), Mestrado em Geografia Física (2015) e atuamente é doutoranda em Geografia Física (2016-atual). Tem experiência na área de Cartografia e Sensoriamento Remoto, com ênfase em Sistemas de Informações geográficas e Analise de Imagens Baseada em objetos geográficos.

Alfredo Pereira de Queiroz, Universidade de Sao Paulo

Pós doutorado no Institut des Hautes Etudes de l Amérique Latine (IHEAL) Université Paris III Sorbonne Nouvelle (2008-09), Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (2005), Mestre em Engenharia pela Escola Politécnica da USP (1993), Graduado em Geografia FFLCH - USP (1989), Professor da área de Cartografia e Geoprocessamento do Departamento de Geografia - FFLCH - USP, Representante da Geografia - USP no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP), Editor da revista Boletim Paulista de Geografia, da Associação dos Geógrafos Brasileiros - seção São Paulo (AGB-SP).

Publicado
17-12-2019