Significar Territórios como Estratégia de Diferenciação: Aportes Teóricos e Metodológicos

Palavras-chave: Território, Signos Distintivos Territoriais, Associativismo Territorial, Indicação Geográfica, Desenvolvimento Territorial

Resumo

Significar territórios refere-se ao ato de atribuir-lhe uma marca convencionada para distingui-los como recortes espaciais específicos, incluindo sua gente, suas tradições históricas, suas formas de sobrevivência e/ou seus produtos diferenciados, como estratégia de reafirmação das especificidades do território e sua identidade. Como se trata de um signo ou símbolo que serve para distinguir um território dos demais lugares, está se falando, então, de um signo distintivo territorial. Parte-se da premissa de que as possibilidades de ampliar a competitividade de territórios ou regiões aumenta, dependendo de capacidade de organização socioterritorial, qualidade e características específicas dos produtos que oferecem ao mercado. Tem-se o propósito de refletir teoricamente sobre o tema em referência, além de apresentar uma proposta metodológica para ser utilizada na investigação em experiências de associativismo territorial. Conclui-se que significar territórios, implica em reafirmar a valorização da dimensão territorial nos processos de desenvolvimento.

Biografia do Autor

Valdir Roque Dallabrida, Universidade do Contestado
Geógrafo, Doutor em Desenvolvimento Regional, com atuação na Universidade do Contestado (Santa Catarina - Brasil), no Programa de Mestrado em Desenvolvimento Regional. Editor-chefe da revista Desenvolvimento Regional em debate (A4).
Publicado
28-01-2020