O Estado da Arte das Pesquisas em Ensino de Geografia Publicadas em Periódicos Nacionais: perspectivas e tendências

Palavras-chave: Ensino de Geografia, Pesquisa, Estado da Arte, Análise de Conteúdo; Perspectivas e Tendências

Resumo

Neste artigo é apresentado o Estado da Arte das pesquisas em ensino de Geografia a partir da análise dos artigos publicados em periódicos nacionais, considerando toda a série histórica disponível de forma on line até o ano de 2016. O objetivo é investigar, a partir das publicações de artigos em periódicos nacionais on line, toda a série histórica destas publicações, possibilitando inferir acerca das perspectivas e das tendências das pesquisas no ensino de Geografia. As tabelas, gráficos e mapas estão inseridos para proporcionar ao leitor uma noção dos temas das pesquisas produzidas e sua espacialização no território nacional. Encontraram-se 1.458 artigos nesta temática, em 187 periódicos avaliados na área de Geografia, considerando-se o Qualis Periódicos quadriênio 2013-2016. Os resultados estão discutidos em dois momentos, o primeiro como um perfil quantitativo e o segundo a partir do tratamento qualitativo, por meio do método de Análise de Conteúdo, de Bardin (1977; 2011). Destacam-se categorias: políticas educacionais, processos de ensino e de aprendizagem, conteúdos da Geografia, ciência geográfica, formação de professores e sujeitos da educação. Por fim, por ser atividade árdua e complexa, o Estado da Arte desenvolve uma ação bastante difícil, especialmente em razão de sua retidão criteriosa e reflexiva, facilitando sempre o crescimento de estudos inovadores, visando ao aprimoramento dos conhecimentos do cidadão.

Biografia do Autor

Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina
Professor Adjunto do Departamento de Geociências, Centro de Ciências Exatas, Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em  Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010), Especialista em Educação Especial, Inclusão e Libras pelo Instituto Dimensão (2010),  Especialista em Gestão Escolar, Supervisão e Orientação Pedagógica - Uniandrade (2012). Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino de Geografia e em Multiculturalismo (Gepegeom) - CNPQ,  Atuando principalmente nos seguintes temas: métodos e práticas em ensino de geografia; inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais; formação inicial de professores de geografia; educação inclusiva; processos de ensino e de aprendizagem.
Publicado
08-11-2019