Etnogeomorfologia, uma possibilidade didática no ensino de Geomorfologia

  • Bruno Ferreira Universidade Federal de Alagoas
  • Thiago Cavalcante Lins Silva Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG da Universidade Federal de Alagoas - Ufal
  • Andrei Gomes de Azevedo Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
  • Davi Almeida Pinheiro Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Palavras-chave: Ensino de Geomorfologia, Popularização da Ciência, Etnogeomorfologia.

Resumo

A partir da segunda metade do século XX, começou-se a utilizado a terminologia “etnociência” para designar conhecimentos de populações tradicionais e suas classificações a respeito dos fenômenos naturais. A popularização da etnociência permitiu a ação de várias disciplinas e áreas do conhecimento científico, interessando-se pelo conhecimento dos povos tradicionais e conectando-os a seus conhecimentos acadêmicos. A Geomorfologia, por apresentar íntima relação com o ser humano em seu cotidiano, possibilita o uso de ferramentas que aproximem a realidade do dia a dia das pessoas à linguagem científica, o que acabou por se denominar, a partir de estudos recentes, de “etnogeomorfologia”. No entanto, é necessário que se reconheça o exercício educativo como sendo o elo mediador desta ligação, uma vez que o uso da etnogeomorfologia em sala de aula pode levar o aluno a uma aprendizagem significativa, considerando suas próprias experiências e ações. O presente trabalho propõe a utilização da etnogeomorfologia como uma possibilidade didática no ensino de Geomorfologia, na intenção de promover uma alternativa pedagógica que aproxime o conhecimento científico tradicional ao conhecimento popular e ao cotidiano das pessoas.

Biografia do Autor

Bruno Ferreira, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Geociências, Mestre em Geociências e Graduado em Geografia. 

Professor do Instituto de Geografia, Desenvolvimento e Meio Ambiente - IGDema da Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Thiago Cavalcante Lins Silva, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGG da Universidade Federal de Alagoas - Ufal

Mestrando em Geografia e graduado em Geografia pela Ufal.

Andrei Gomes de Azevedo, Programa de Pós-Graduação em Geografia - PPGEO da Universidade Estadual do Rio Grande do Norte - UERN
Mestre em Geografia e Graduado em Geografia
Davi Almeida Pinheiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN
Graduado em Geografia
Publicado
13-11-2019