As Implicações a Política Econômica Global na Tríplice Fronteira (Br, Py, Ar)

– a mobilidade humana e os desafios postos às instituições de ensino na vivência integracionista

Palavras-chave: Integração. Mobilidade humana. Geopolítica. Triplice Fronteira.

Resumo

O estudo busca analisar três instituições de ensino, na Tríplice Fronteira (BR, PY e AR), no período de 2016-2018, a partir da proposta de integração regional para a América Latina. Considera que  a lógica da fronteira é regulada pelo Estado e pelo mercado. As entrevistas com roteiro semiestruturado, análise documental e foto-resposta demonstram que a mobilidade humana presente no local faz parte do ajuste global da economia flexível. O estudo conclui que os desafios impostos às instituições de ensino revelam as pressões exercidas em diversas esferas.

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Biografia do Autor

Margarete Frasson, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professora efetiva do Quadro Próprio do Magistério Paranaense. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Contatos por e-mail: marga.sti@hotmail.com.

Publicado
11-08-2020