As Implicações a Política Econômica Global na Tríplice Fronteira (Br, Py, Ar)
– a mobilidade humana e os desafios postos às instituições de ensino na vivência integracionista
Resumo
O estudo busca analisar três instituições de ensino, na Tríplice Fronteira (BR, PY e AR), no período de 2016-2018, a partir da proposta de integração regional para a América Latina. Considera que a lógica da fronteira é regulada pelo Estado e pelo mercado. As entrevistas com roteiro semiestruturado, análise documental e foto-resposta demonstram que a mobilidade humana presente no local faz parte do ajuste global da economia flexível. O estudo conclui que os desafios impostos às instituições de ensino revelam as pressões exercidas em diversas esferas.
Downloads
Os autores que publicam neste periódico concordam e aceitam os seguintes termos:
- Os autores declaram que o trabalho enviado para publicação não infringe direitos autorais e/ou outros direitos de propriedade de terceiros e que a divulgação de imagens (caso as mesmas existam) foi autorizada ou são citadas adequadamente, assumindo integral responsabilidade pelo conteúdo do trabalho perante terceiros.
- Autores estão autorizados a assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online.
Authors who publish in this journal agree and accept the following terms:
- The authors declare that the work submitted for publication does not infringe copyright and / or other proprietary rights and the dissemination of images (if there are any) has been authorized or are cited properly, assuming full responsibility for the content of the work to third parties .
- Authors are allowed to take on additional contracts separately, non-exclusive distribution of the version of the paper published in this journal (ex .: publish in institutional repository or as a book), with an acknowledgment of its initial publication in this journal.
- Authors are permitted and encouraged to post their work online.