Análise Análise de parâmetros morfométricos na microbacia do riacho Flamengo em Garanhuns, PE

  • Elaynne Mirele Sabino França Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
  • Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto Professora Dra em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil
Palavras-chave: Palavra-chaves: Dinâmica ambiental. Bacia hidrográfica. Morfometria.

Resumo

O presente estudo objetivou analisar parâmetros morfométricos correlacionando as características dos componentes naturais e das interações praticadas pela atuação da sociedade, no âmbito de uma bacia hidrográfica em vista da dinâmica fluvial e transformações na paisagem. A pesquisa foi subsidiada por ferramentas do geoprocessamento e adoção de parâmetros com vias a caracterização da área. A Microbacia do Riacho Flamengo apresenta área territorial de 35,8 Km², qualificada como microbacia, e canais em terceiro nível na hierarquia fluvial; com padrão de drenagem dendrítica, percorre 11,59 Km de fluxo principal; e variação altimétrica média acima de 820m. Infere-se que tais aspectos, em suma, coadunam informações subjetivas ao planejamento ambiental adequado às características potenciais e limitações, derivados de condicionantes geológico-geomorfológico-climáticos e antropogênicos.

Biografia do Autor

Elaynne Mirele Sabino França, Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil

Doutoranda em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe - UFS (2018). Especialista (Lato Sensu) em Geoprocessamento e Georreferenciamento (2018) pela Universidade Cândido Mendes e em Gestão Ambiental (2015) pela Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns. Graduada no Curso de Licenciatura em Geografia (2013) pela Universidade de Pernambuco, Campus Garanhuns.

Josefa Eliane Santana de Siqueira Pinto, Professora Dra em Geografia na Universidade Federal de Sergipe (UFS), Brasil

Professora Doutora, pesquisadora e orientadora da Pós-Graduação em Geografia da UFS.Graduada em Licenciatura Em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1978), possui graduação em Bacharelado Em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (1980), mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997).

Publicado
30-01-2021