Protótipo de pluviômetro de baixo custo para estudos e monitoramento da precipitação em bacias hidrográficas antropizadas

  • Paulo Henrique Souza Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
  • Bruno César dos Santos Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
  • Maurício Sanches Duarte Silva Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
  • Diego Narciso Buarque Pereira Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo
  • Adriano Rogério Bruno Tech Universidade de São Paulo

Resumo

A aquisição de dados climáticos é de extrema necessidade para compreensão do meio ambiente, sendo fundamental em diversas atividades humanas. Um dos problemas é o alto custo destes equipamentos. Este trabalho descreve o desenvolvimento de um protótipo de pluviômetro de baixo custo utilizando a plataforma Arduino e apresenta a validação dos registros em relação a dados de referência. Para tanto selecionou-se um período de 5 dias de observação. Aplicou-se métodos estatísticos de PEARSON e ANOVA, afim de verificar a consistência dos dados pluviométricos do protótipo com relação aos da estação de referência da USP em Itirapina, SP. Os resultados foram satisfatórios e o protótipo pode ser considerado confiável, uma vez que a análise dos dados mostrou equivalência com o pluviômetro e o pluviógrafo de referência.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Souza, Universidade Federal de Alfenas - UNIFAL
Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1993), mestrado em Engenharia Civil - Hidraulica pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências da Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente exerce pesquisa e ensino na Universidade Federal de Alfenas UNIFAL-MG. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, espaço, atividades antrópicas, educação, geografia física e escola.
Bruno César dos Santos, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Doutorando em Ciências pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) - área de concentração Engenharia Ambiental - Núcleo de Climatologia aplicado ao Meio Ambiente. Mestre em Ciências - área de concentração Engenharia Ambiental pela Universidade de São Paulo (EESC, 2016). Licenciado em Geografia pela Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG, 2013).

Maurício Sanches Duarte Silva, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Doutorado em andamento na Ciências da Engenharia Ambiental da Escola de Engenharia de São Carlos, USP, com ênfase em Conforto térmico e índices climáticos para Turismo. Mestrado em Engenharia Urbana pela Universidade Federal de São Carlos (2007) e Bacharelado em Turismo pelo Centro Universitário Central Paulista (2003).Atuando principalmente nos seguintes temas:Conforto térmico, Índices Climáticos, Sistema de Informação Geográfica(SIG), Ecoturismo, acessibilidade em trilhas e plano diretor turístico.

Diego Narciso Buarque Pereira, Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo

Atualmente no Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Engenharia Ambiental pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. Tem formação em Engenharia Ambiental e Sanitária pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Tem interesse nas áreas das Ciências Ambientais, Recursos Hídricos, Hidroclimatologia, Ciências do Solo, Saneamento Ambiental Descentralizado, Permacultura, Sistemas Agroflorestais e outros. Tem experiência na área de Engenharia Sanitária, com ênfase em Recursos Hídricos, atuando principalmente nos seguintes temas: águas cinzas, e fossa séptica biodigestora.

Adriano Rogério Bruno Tech, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Civil Habilitação Em Agrimensura pela Faculdade de Engenharia de Agrimensura de Pirassununga (1992), Mestrado em Sistema de Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2002) e doutorado em Zootecnia pela Universidade de São Paulo (2008). Pertenceu ao Quadro do Magistério Superior da Aeronáutica, como Professor Adjunto - Nível II, atualmente é Professor Associado da Universidade de São Paulo - Pirassununga. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Software Básico, atuando principalmente nos seguintes temas: Inteligência Artificial, Sistemas Multi-Agentes, Sistemas Tutores Inteligentes, Sistemas de monitoramento de ambiente e de rebanhos, Desenvolvimento de Sistemas de Gestão - ERP, Tecnologias e Sistemas de Informação e Instrumentação de Precisão. Na área de gestão atua como Coordenação do Curso Strictu Sensu em Mestrado Profissional da FZEA / USP, na área de Administração, com concentração em Gestão e Inovação na Indústria Animal, é Coordenador da Sala Pró-Aluno da FZEA / USP, bem como membro Titular da COC da Engenharia de Biossistemas, Cultura e Extensão e membro do Conselho Departamental do Departamento de Ciências Básicas e Coordenador de Estágio e Atividades Complementares do Departamento de Ciências Básicas. Em 2019 fui contemplado como Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora - Nível 2, pelo CNPq. Atualmente é Presidente da Comissão de Cultura e Extensão Universitária da Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA) da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado
06-10-2020