A COVID-19 em mapas temáticos

a compreensão espacial dos óbitos em Santa Maria, RS, em 2020-2021

Palavras-chave: Coronavírus, Mapeamento intraurbano, Geografia da Saúde, Mortalidade

Resumo

A Geografia da Saúde exerce um papel relevante no entendimento das diferentes enfermidades que podem ocorrer em um determinado território. Com essa compreensão, potencializa-se a promoção de estratégias para enfrentar a doença, como também meios para promover a saúde e a qualidade de vida da população. A produção cartográfica e a interpretação desses resultados podem subsidiar a efetivação de ferramentas que auxiliem a saúde e se tornar uma ferramenta muito importante nas discussões da Geografia. Nesse sentido, buscou-se entender a espacialização dos óbitos na cidade de Santa Maria, no estado do Rio Grande do Sul (RS), entre 14 de maio de 2020 e 16 de junho de 2021. Para isso, utilizaram-se dados da Vigilância Epidemiológica do município, obtidos pelo projeto “omitido para avaliação”, do Observatório de Informações em Saúde da Universidade omitido para avaliação, com Certificado de Apresentação de Apreciação Ética (CAAE), emitido pelo Conselho Nacional de Saúde (CONEP), sob o número omitido para avaliação.  Portanto, conclui-se que a análise dos processos espaciais de distribuição da COVID-19, em escala intraurbana, é fundamental para a compreensão da pandemia, demostrando a importância da Geografia na gestão e planejamento territorial. O trabalho realizado por meio de mapas, análises e notas técnicas, atualmente, torna-se um importante repositório para a compreensão geográfica da doença e para o enfrentamento de outras possíveis infecções que venham afetar a cidade no futuro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Natália Lampert Batista, UFSM

Graduação em Geografia (Licenciatura Plena) pelo Centro Universitário Franciscano (2013). Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 2015, 2019 e 2021). Atualmente é Professora Adjunta de Geografia no Departamento de Geociências da UFSM. Tem interesse nas áreas de pesquisa de Ensino de Geografia e Cartografia Escolar; Formação de Professores; Cartografia Geral e Temática; Geografia Urbana; e Geografia Cultural.

Maurício Rizzatti, UFSM

Doutorando em Geografia (Passagem Direta para o Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). É Mestre e Licenciado em Geografia pela UFSM. É integrante do Laboratório de Cartografia e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS) da UFSM. Foi integrante do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Regionais e Agrários (UFSM). É colaborador do Observatório de dados da COVID-19 da UFSM. Pesquisa na área de Cartografia, Geoprocessamento, Cartografia Escolar e a Teoria das Inteligências Múltiplas, Geotecnologias, Sensoriamento Remoto na Educação Básica; Geografia Física, Geografia Urbana e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Pedro Leonardo Cezar Spode, UFSM

Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Desenvolve pesquisas no campo da Geografia Humana, com ênfase em Geografia Urbana, trabalhando com os temas: planejamento urbano, desigualdades socioespaciais urbanas, pobreza urbana, privação social, verticalização urbana, desenvolvimento regional, entre outros temas ligados ao urbano e a cidade. Possui mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO - UFSM), com pesquisa voltada para a investigação da pobreza e da privação social na área urbana de Santa Maria, RS. Atualmente é Doutorando no PPGGEO - UFSM. Membro do Núcleo de Pesquisa em Geografia da Saúde (NePeGS).

Dayane Oliveira Verneque, UFSM

Graduanda em Geografia Bacharelado pela Universidade Federal de Santa Maria.

João Victor Bergamo de Siqueira, UFSM

Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria.

Maurício Vielmo Severo, UFSM

Graduando em Geografia Licenciatura pela Universidade Federal de Santa Maria.

Publicado
14-09-2021