RECURSOS NATURAIS SOB A PERSPECTIVA DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE FURNAS DOS BAIANOS NA ESTRADA-PARQUE PIRAPUTANGA, AQUIDAUANA, MATO GROSSO DO SUL

Palavras-chave: Paisagem e memória ambiental, Sistema ecológico, Desenvolvimento sustentável, Território e identidade.

Resumo

As comunidades tradicionais são grupos com identidade própria e organização social distinta, que utilizam territórios e recursos naturais para manter sua cultura e sua existência. O objetivo desta pesquisa é caracterizar recursos naturais existentes na comunidade quilombola de Furnas dos Baianos, sob a perspectiva dos moradores. A metodologia utilizada combinou formulário (relação recursos naturais/modo de vida/conhecimento tradicional dos moradores) e entrevista (memórias dos moradores/paisagem natural). Um integrante de cada família foi convidado a participar e as 14 famílias que formam a comunidade foram representadas. Assim, fez-se um registro de características da paisagem natural à época da formação da comunidade e situou-se a discussão no uso atual dos recursos naturais relacionados à cultura tradicional e ao saber fazer dos moradores; e se há e quais as formas de exploração econômica destes recursos. As atividades desenvolvidas nas propriedades são de subsistência, relacionadas à cultura tradicional da comunidade, com uso do solo e do córrego das Antas. O turismo foi apontado como possibilidade de atividade econômica sustentável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Emilia Alibio Oppliger, Universidade Anhanguera-Uniderp

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional - Uniderp. Área de Ciências Ambientais. Bolsista Capes - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Mestra em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, Área de concentração Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável do Cerrado e Pantanal, pela Universidade Uniderp-Anhanguera (2013); Turismóloga formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc (2003). Tem experiência na área de Turismo e Sustentabilidade, com ênfase em Desenvolvimento Regional, atuando especialmente nos seguintes temas: turismo; turismo em áreas naturais; turismo e inclusão social; sociedade, ambiente e desenvolvimento regional sustentável.

Ademir Kleber Morbeck de Oliveira, Universidade Anhanguera-Uniderp

Possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1989), mestrado em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1993) e doutorado em Ciências, área de concentração em Ecologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Atualmente é professor da Universidade Anhanguera-Uniderp, Curso de Ciências Biológicas e do Programa em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional, área de Ciências Ambientais, na linha de pesquisa Sociedade, Ambiente e Desenvolvimento Regional Sustentável. Tem experiência na área de Ecologia, com ênfase em Ecologia de Ecossistemas, atuando principalmente nos seguintes temas: ecologia de ecossistemas, Pantanal, etnobiologia, sementes e análise de crescimento de espécies nativas. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1D.

Publicado
07-03-2022