Saúde, saneamento e percepção de riscos ambientais urbanos / Health, sanitation and perception of urban environmental risks

  • Lucy Ribeiro Ayach UFMS/CPAQ - Aquidauna-MS
  • Solange Therezinha de Lima Guimarães UNESP/Rio Claro-SP
  • Nanci Cappi UEMS/Aquidauana-MS
  • Carlos Ayach UNESP/Araçatuba-SP

Resumo

A abordagem apresentada conceitua risco ambiental e suas implicações no contexto das áreas urbanas, a qual envolve maior complexidade para análise em virtude do número de variáveis a serem consideradas. A crescente degradação do ambiente urbano com áreas densas ocupadas desordenadamente favorece uma realidade com condições deficientes de higiene, abastecimento de água, esgotamento sanitário e de deposição inadequada dos resíduos sólidos, fatores estes que aumentam a exposição dos seus moradores a variados riscos ambientais que podem ou não estar associados também a riscos sociais. A sociedade atual no contexto urbano, requer o entendimento de sua dinâmica e os fatores que influenciam a sua qualidade de vida. Desta forma, compreender o risco, suas causas e conseqüências, exige reflexões sobre as condições de saúde da população e a influência direta e indireta da qualidade ambiental das cidades. A presente discussão subsidia a busca de caminhos para repensar as estratégicas até então adotadas, não só referente à saúde e o saneamento urbanos, mas, essencialmente, da influencia determinante da percepção da população quanto aos riscos ambientais existentes, através de uma análise do ambiente urbano enquanto sistema, com a interconexão e interdependência de todos os elementos.

Biografia do Autor

Lucy Ribeiro Ayach, UFMS/CPAQ - Aquidauna-MS

Possui graduação em Geografia Licenciatura e Bacharelado; Especialização e Mestrado em Geografia/UFMS e Doutorado em Geografia pela UNESP/IGCE de Rio Claro-SP(2011). É Professora Assistente do Departamento de Geociências da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Aquidauana-MS. Trabalha na área de saneamento básico e ambiental; biogeografia; turismo e meio ambiente; planejamento e gestão ambiental e percepção ambiental.

Solange Therezinha de Lima Guimarães, UNESP/Rio Claro-SP

Geógrafa, Mestre e Doutora em Geografia [Organização do Espaço, IGCE-UNESP, Rio Claro/SP]; Livre docente em Interpretação e Valoração de Paisagens. Docente do Depto. de Geografia – IGCE/UNESP, nos cursos de Pós graduação em Geografia, níveis mestrado e doutorado. Coordenadora do Laboratório de Interpretação e Valoração Ambiental do Depto. de Geografia. Docente convidada do Curso de Especialização em Educação Ambiental, CRHEA/USP, Escola Engenharia de São Carlos (SP).

Nanci Cappi, UEMS/Aquidauana-MS

Possui graduação em Química Licenciatura  e Bacharelado: Especialização em Ciências pela Universidade Federal de Mato Grosso; Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Mato grosso do Sul; Atualmente e Professora da Universidade Estadual/Unidade Universitária de Aquidauana (MS). Atua nas áreas de saneamento ambiental, qualidade das águas e manejo e utilização de resíduos em agrossistemas.

Carlos Ayach, UNESP/Araçatuba-SP
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, especialização em Saúde Pública e em Periodontia, mestre em Odontologia Preventiva Social. Atualmente está cursando doutorado em Odontologia Social e Preventiva na Unesp de Araçatuba-SP, atua como Auditor em Saúde do Município de Aquidauana e cirurgião dentista da Prefeitura Municipal de Anastácio, tem experiência na área de saúde pública, controle, avaliação, regulação e auditoria
Publicado
22-04-2012