O impacto do uso de ferramenta de visualização de dados abertos como recurso de ensino e aprendizagem / The impact of use open data visualization tools how teaching and learning resource

  • Alex Alex Sander Miranda Lobo Professor de Sistemas de Informação do IFMG Campus Ponte Nova, MG, Brasil
  • Luiz Claudio Gomes Maia
  • Fernando Silva Parreiras Fernando Silva Parreiras possui estágio pós-doutoral na PUC Rio (bolsa Net2 EU FP7 PEOPLE), doutorado em Ciência da Computação Summa Cum Laude pela Universität Koblenz-Landau na Alemanha (bolsa CAPES/DAAD), mestrado em Ciência da Informação pela UFMG, especialização em Gestão Estratégica pela UFMG e graduação em Ciência da Computação pela FUMEC. Tem experiência no Brasil e no exterior em projetos de pesquisa e desenvolvimento. Na sua carreira acadêmica, produziu mais de 50 trabalhos completos publicados em periódicos e anais de congressos nacionais e internacionais, com quase 600 citações, e o livro Semantic Web and Software Engineering, Wiley/IEEE. Desde 2011, é professor e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC. Foi responsável pela intermediação de acordos internacionais de cooperação acadêmica, promovendo a internacionalização do curso. Na pesquisa científica, participa da execução e coordenação de projetos de P&D no setor elétrico, saúde e engenharia de software, com financiamento FUMEC, FAPEMIG e CNPQ. Orienta dissertações sobre os temas engenharia de software, banco de dados e inteligência analítica. Na Universidade de Koblenz-Landau, Alemanha, foi o líder do grupo de trabalho WP1 do projeto MOST (Marrying Ontologies and Software Technologies), financiado pelo EU FP7-ICT. No escopo dos trabalhos do grupo, foi desenvolvida tecnologia com a SAP Research para validação de modelos de processos de negócio em ferramentas SAP. Desenvolveu tecnologia para modelagem de equipamentos de telecomunicações, embarcada em um produto da empresa polonesa Comarch. No ensino, possui 10+ anos de experiência docente em instituições como FUMEC, PUC Minas, Uni-BH. Na indústria, é diretor executivo da LIAISE, e atua desde 1999 no setor de software: desenvolveu um conjunto de ferramentas para suporte ao desenvolvimento dirigido por modelos (TwoUse Toolkit); atuou no desenvolvimento de uma solução de Gestão Eletrônica de Documentos (GED) chamada Docman (Spread); melhorou o desempenho do sistema e diminuiu o tempo gasto com manutenções (attps Informática); projetou e desenvolveu um sistema para acesso e controle dos registros da qualidade ISO 9001 (SIARQ) (DATAMEC, Unisys Brasil).

Resumo

Este artigo apresenta uma pesquisa de dissertação, na qual se buscou desenvolver uma ferramenta de visualização de Dados Abertos (Open Data) para uso no processo de ensino e aprendizagem em uma turma do terceiro ano do Ensino Médio na disciplina de Geografia. Teve como objetivo principal verificar como essa ferramenta influenciaria nesse processo. Para atingir o objetivo do trabalho, foi realizada uma pesquisa preponderantemente qualitativa com natureza descritiva, com referencial teórico baseado na aprendizagem significativa e no uso das tecnologias da informação e comunicação no processo de ensino e aprendizagem. Foi realizada uma entrevista inicial junto ao professor da disciplina e a aplicação de questionários ao professor e aos alunos do terceiro ano, após o uso da aplicação de visualização de dados abertos e, por fim, foi proposto um teste avaliativo entre turmas que usaram o aplicativo e turmas que não o usaram. Na análise dos resultados, concluiu-se que a ferramenta trouxe vários aspectos positivos no processo de ensino e aprendizagem, como uma atenção maior por parte dos alunos em relação ao conteúdo, uma motivação a mais no processo de ensino e aprendizagem, tendo apresentado aspectos relacionados à aprendizagem significativa e mostrado que os alunos que fizeram o uso da aplicação tiveram um melhor desempenho em relação aos que não fizeram o uso da tecnologia no conteúdo proposto na disciplina.

Palavras-Chave: Educação. Dados Abertos. Ensino e Aprendizagem

Abstract

This article presents a research dissertation, which aimed to develop a visualization tool of Open Data (Open Data) for use in the process of teaching and learning in a class of third year of high school in geography discipline. Aimed to assess how these influence tool in this process. To achieve the goal of the work, mainly qualitative research was conducted with descriptive, and the theoretical framework based on meaningful learning and the use of information and communication technologies in teaching and learning. An initial interview was conducted with the subject teacher and the application of questionnaires to teachers and students of the third year after the use of open data visualization application and, finally, an evaluation test between groups who used the application was proposed and classes than used. In analyzing the results, it was concluded that the tool has brought many positive aspects in the process of teaching and learning, such as greater attention from students regarding the content, one more motivation in the process of teaching and learning, presenting aspects the significant learning and shown that students who have made the use of the application performed better than those who did not make the use of technology in the proposed content of the discipline.

Keywords: Education. Open Data. Teaching and Learning.

 

Publicado
30-07-2015