Aprendizados no campo da metodologia de orientação acadêmica

Main Article Content

Faustino Teixeira

Resumo

A pesquisa acadêmica exige uma gama de procedimentos. Cada área desenvolve seus métodos, que são avaliados pelos resultados da qualidade das pesquisas. Para quem se inicia nesse processo, conhecer esses passos e procedimentos é muito significativo e definidor da formação do pesquisador. O presente texto, nascido na área de Ciências da Religião e Teologia, tem por objetivo a apresentação do método que foi desenvolvido pelo autor, professor convidado do Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião da UFJF – PPCIR-UFJF, em mais de três décadas de orientação, pesquisa e aprendizado. O artigo foi produzido a partir da experiência adquirida das orientações e mostra as condições fundamentais para o trabalho acadêmico, especialmente indicadas por João Batista Libanio, mas também por outros pesquisadores. A parte central do texto é a sistematização do método de orientação acadêmica denominado “método eletrônico”, termo criado por Libanio, e assumido pelo autor em suas mais de cinquenta orientações. Além de indicar os passos desse método, com observações importantes e práticas, há um exemplo de aplicação sobre como elaborar um artigo.

Article Details

Como Citar
TEIXEIRA, F. L. DO C. Aprendizados no campo da metodologia de orientação acadêmica. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 57, p. 1226, 31 dez. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Faustino Teixeira, Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF

Doutor e pós-doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana (Roma), professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da UFJF – PPCIR-UFJF, pesquisador do CNPq e consultor do ISER-Assessoria.

Referências

AZEVEDO, Francisco Ferreira dos Santos. Dicionário analógico da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Lexikon, 2010.
BEAUD, Michael. Arte da tese. Rio de Janeiro: Bertand do Brasil, 1994.
BERGER, Peter L.. Rumor de anjos. A sociedade moderna e a redescoberta do sobrenatural. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1997.
BOFF, Clodovis. Teologia e prática: teologia do político e suas mediações. Petrópolis: Vozes, 1978.
CARDOSO, Ciro Flamarion S. Como elaborar um projeto de pesquisa. Programa de Pós-Graduação em História UFF-PPGH. [20--]. Disponível em: https://www.historia.uff.br/stricto/files/CARDOSO_Ciro_Como_elaborar_projeto_pesquisa.pdf . Acesso em: 25 dez. 2020.
DANOWSKI, Débora; VIVEIROS DE CASTRO, Eduardo. Há mundo por vir? Ensaio sobre os medos e os fins. Florianópolis/São Paulo: Cultura e Barbárie/ISA, 2014.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese. 23 ed. São Paulo: Perspectiva, 2010.
FRANCISCO, Papa. Carta encíclica Laudato si, sobre o cuidado da casa comum. São Paulo: Paulinas, 2015.
HERRIGEL, Eugen. A arte cavalheiresca do arqueiro zen. São Paulo: Pensamento, 1978.
LIBANIO, João Batista. A arte de formar-se. São Paulo Loyola, 2001a.
LIBANIO, João Batista. Introdução à vida intelectual. São Paulo: Loyola, 2001b.
MADURO, Otto. Mapas para a festa. Reflexões latino-americanas sobre a crise e o conhecimento. Petrópolis: Vozes, 1994.
MERTON, Thomas. A via de Chuang Tzu. 3 ed. Petrópolis: Vozes, 1977.
MERTON, Thomas. Algum homem é uma ilha. Campinas: Verus, 2003.
RILKE, Rainer Maria. A melodia das coisas. Contos, ensaios, cartas. 2 ed. São Paulo: Estação Liberdade, 2011.
RILKE, Rainer Maria. Cartas a um jovem poeta. A canção de amor e de morte do porta-estandarte Cristovão Rilke. 4 ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013.
RILKE, Rainer Maria. Elegias de Duíno. 6 ed. São Paulo: Biblioteca Azul, 2013.
SEGATO, Rita. Um paradoxo do relativismo: o discurso racional da antropologia. Religião e Sociedade, v. 16, ns 1-2, p. 114-135, 1992.
TEIXEIRA, Faustino. A fé na vida: um estudo teológico-pastoral sobre a experiência das CEBs no Brasil. Tese (Doutorado em Teologia). Pontifícia Universidade Gregoriana, Roma, 1985.
TEIXEIRA, Faustino. A fé na vida. Um estudo teológico-pastoral sobre a experiência das Comunidades Eclesiais de Base no Brasil. São Paulo: Loyola, 1987.
TEIXEIRA, Faustino. A gênese das CEBs no Brasil. Elementos explicativos. São Paulo: Paulinas, 1988.
TEIXEIRA, Faustino. Comunidades Eclesiais de Base: bases teológicas. Petrópolis: Vozes, 1988.
VELHO, Otávio Trajetórias e diversidade: um caso brasileiro. [s.l; s.n.], [20--]. Mimeo, p. 8.
VELHO, Otávio. Uma antropologia apofática. Uma entrevista exclusiva com o antropólogo Otávio Velho. IHU Online. São Leopoldo, p. 35-36, 17 out. 2005. Disponível em: http://www.ihuonline.unisinos.br/media/pdf/IHUOnlineEdicao160.pdf. Acesso em: 25 dez. 2020.
VELHO, Otávio. O que a religião pode fazer pelas ciências sociais. In: TEIXEIRA, Faustino (Org.). A (s) ciência (s) da religião no Brasil. São Paulo: Paulinas, 2001. p. 233-250.