Implicações pastorais da liberdade humana em Juan Luis Segundo

Main Article Content

Vicente de Paula Ferreira

Resumo

O artigo discute a questão da liberdade humana a partir de relevantes princípios da fé cristã numa época de vulnerabilidade antropológica, sobretudo na realidade latino-americana. Sustenta-se que o Cristianismo deve insistir em sua proposta de construção da fraternidade universal, apesar dos cenários marcados pelo egoísmo, reforçado pela exacerbação do poder e do dinheiro. Esta abordagem pressupõe a radical condição de ouvinte do mistério divino, revelado em Jesus Cristo, como caminho de plenitude da condição humana. A estrutura teórica da Teologia da Libertação, na visão de Juan Luis Segundo, em sua vasta tradição de defesa de uma fé que seja transformadora das realidades de injustiça, será o ponto de apoio para o presente texto. Será também objetivo mostrar que a salvação cristã necessariamente implica a kênosis de Jesus, isto é, Cristo “esvaziou em si mesmo” (Fl 2, 7), e em seu humilde despojamento, rompeu com os sistemas fechados do mundo, promovendo a inédita aventura de uma liberdade libertada: o amor ágape. Conclui-se que a práxis cristã pode ser entendida como cuidado cotidiano para com os mais pobres e profecia do perdão enquanto resgate da memória das vítimas de toda forma humana egoísta.

Article Details

Como Citar
FERREIRA, V. DE P. Implicações pastorais da liberdade humana em Juan Luis Segundo. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 43, p. 1064-1092, 30 set. 2016.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Vicente de Paula Ferreira, Bolsista do PNPD/Capes na FAJE, Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

Vicente de Paula Ferreira, doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora, MG, bolsista do PNPD/Capes na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) e membro do grupo de pesquisa Interfaces da Antropologia na Teologia contemporânea, na mesma faculdade.