Desenvolvimento Sustentável - Cultura e Cidadania

Main Article Content

Silvio Pinto Ferreira

Resumo

O presente artigo tem como objetivo apresentar a trajetória da valorização da cultura no contexto do crescimento e desenvolvimento sustentável desde o encontro das Nações Unidas no Brasil, que ficou conhecido como ECO-92 e, como a cultura teve sua inserção nos comprometimentos apresentados nas Agendas 21 Global e Local tomando, neste caso, o exemplo da cidade de São Paulo. Hoje, mais do que nunca, os países estão percebendo que o reconhecimento da identidade cultural de sua sociedade é elemento fundamental para qualquer tipo de transformação econômica, social ou ambiental, uma vez que a integração destas esferas só será possível quando se olhar para a necessidade da inclusão e da prática da cidadania, para que então se possa respeitar a diversidade.  Este artigo aponta também para a importância da tradição cultural dos povos, sociedades, grupos e comunidades e como estes podem se beneficiar das políticas públicas que poderão ser criadas para garantir a liberdade da sociedade em manifestar e expressar sua cultura em tempos de globalização.

Article Details

Como Citar
FERREIRA, S. P. Desenvolvimento Sustentável - Cultura e Cidadania. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 8, n. 17, p. 178-186, 30 jun. 2010.
Seção
Comunicações/Papers-Communications
Biografia do Autor

Silvio Pinto Ferreira, UFMG

Pós doutorando do Programa de Mestrado em Ambiente Construido e Patrimônio Sustentável da Escola de Arquitetura da UFMG, Doutor e Mestre em Sociologia pela PUC-SP e Especialista em Desenvolvimento Sustentável pelo Programa de Alta Formação da União Européia.