Deus e a Religião em Fisósofos Pós-modernos
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O tema desta Comunicação é a religião em filósofos pós-modernos tendo como pano de fundo o debate sobre a pós-modernidade. Por isso, como objetivo preliminar, aborda-se a questão da pós-modernidade assumindo uma posição entre a simples aceitação e a recusa cabal da condição pós-moderna na atualidade. Nesta arena polêmica, focalizam-se importantes filósofos pós-modernos, apontando suas contribuições para um novo pensar sobre a religião hoje. O caminho ou método é a ida a alguns textos selecionados desses autores buscando uma leitura interpretativa dos seus discursos sobre Deus, a religião e o sagrado. Conclui-se que o pós-moderno não é uma nova era suplantando a modernidade, mas se constitui de temas novos caminhando à margem e amiúde em direção oposta aos parâmetros modernos. Estes temas se fazem presentes em vários campos do saber e do agir humano, inclusive na teologia e na ciência da religião, e o pensamento dos três autores implica um novo pensar sobre a religião na atualidade. Sobre a posição acerca da religião do filósofo mais focalizado, Jacques Derrida, o texto é ainda embrionário, pois integra uma pesquisa em andamento.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.