Deus e a Religião em Fisósofos Pós-modernos

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José J. Queiroz

Resumo

O tema desta Comunicação é a religião em filósofos pós-modernos tendo como pano de fundo o debate sobre a pós-modernidade. Por isso, como objetivo preliminar, aborda-se a questão da pós-modernidade assumindo uma posição entre a simples aceitação e a recusa cabal da condição pós-moderna na atualidade. Nesta arena polêmica, focalizam-se importantes filósofos pós-modernos, apontando suas contribuições para um novo pensar sobre a religião hoje. O caminho ou método é a ida a alguns textos selecionados desses autores buscando uma leitura interpretativa dos seus discursos sobre Deus, a religião e o sagrado.  Conclui-se que o pós-moderno não é uma nova era suplantando a modernidade, mas se constitui de temas novos caminhando à margem e amiúde em direção oposta aos parâmetros modernos. Estes temas se fazem presentes em vários campos do saber e do agir humano, inclusive na teologia e na ciência da religião, e o pensamento dos três autores implica um novo pensar sobre a religião na atualidade. Sobre a posição acerca da religião do filósofo mais focalizado, Jacques Derrida, o texto é ainda embrionário, pois integra uma pesquisa em andamento.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
QUEIROZ, J. J. Deus e a Religião em Fisósofos Pós-modernos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 14, n. 44, p. 1619-1644, 29 dez. 2016.
Seção
Comunicações/Papers-Communications
Biografia do Autor

José J. Queiroz, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutor em Direito pela Universidade Pontificia Santo Tomás de Aquino de Roma (1960)m mestre (Lectoratus) em Filosofia e Teologia pela Faculdade Santo Tomás de Aquino de Boloha - Itália (1957) Professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo