A simbologia de Nossa Senhora de Guadalupe: uma análise dos símbolos presentes na imagem da Virgem de Guadalupe e sua relação com o processo de cristianização dos povos astecas no México, na perspectiva do diálogo inter-religioso

Main Article Content

Alex Kiefer da Silva

Resumo

Este estudo faz uma análise dos símbolos presentes na imagem sagrada de Nossa Senhora de Guadalupe, contextualizando seus significados no âmbito da simbologia cristã católica e da simbologia nahuatl e busca relacionar esta identificação simbólica da Virgem com o processo de cristianização dos povos indígenas do México, mediada pelos pressupostos teóricos e críticos do diálogo inter-religioso. Para isso, a metodologia adotada consistiu numa revisão bibliográfica de fontes primárias e secundárias, a fim de se entender o modo como se processou a construção sociocultural da devoção ao longo dos dois primeiros séculos de sua existência e sua relação com a conversão dos povos indígenas à fé cristã. A principal referência consultada foi o Nican Mopohua, primeiro documento a trazer o relato das aparições de Nossa Senhora ao índio Juan Diego em 1531, publicado  em  1649 como  parte do  Huei  tlamahuiçoltica,  em língua nahuatl.  A motivação do trabalho foi compreender de que forma a devoção guadalupana, representada simbolicamente com elementos da cultura nahuatl, contribuiu para a cristianização dos povos indígenas do México, valendo-se de pressupostos teóricos do diálogo inter-religioso, como a inculturação e o sincretismo. A partir da dupla interpretação dos símbolos, foi possível compreender a dimensão do processo de inculturação da fé cristã no México e a utilização da devoção mariana para influenciar a cristianização da nação asteca, bem como identificar se houve ou não um diálogo entre as religiões, neste sentido. Por este caminho constata-se a importância do culto à Virgem de Guadalupe não só para o processo de colonização, permeando a aproximação de dois credos distintos, como também para a legitimidade da cultura e do nacionalismo do povo mexicano. 

Article Details

Como Citar
SILVA, A. K. DA. A simbologia de Nossa Senhora de Guadalupe: uma análise dos símbolos presentes na imagem da Virgem de Guadalupe e sua relação com o processo de cristianização dos povos astecas no México, na perspectiva do diálogo inter-religioso. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 15, n. 47, p. 1078-1080, 30 set. 2017.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Alex Kiefer da Silva, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre em Ciências da Religião pelo PPG em Ciências da Religião da PUC Minas