Apego a Deus: revisão integrativa de literatura empírica

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Hartmut August
Mary Rute Gomes Esperandio

Resumo

Este artigo apresenta uma revisão da literatura empírica sobre o apego a Deus. O método utilizado foi a revisão integrativa, com levantamento das publicações existentes no período de 1980 a 2017, nas bases BVS, CINAHL, Periódicos CAPES, PsycARTICLES, PubMed, SciELO e SocINDEX. As buscas foram realizadas nos campos “título” e “resumo”. Após exame das 254 publicações encontradas, 62 estudos foram selecionados para análise. A discussão da temática foi realizada categorizando os trabalhos de acordo com os objetivos de cada estudo: “construção ou validação de escalas”, “ciclos da vida”, “saúde mental”, “experiência religiosa” e “aconselhamento e cuidado espiritual”. O apego parental influencia na maneira como a pessoa irá construir ou não uma relação de apego a Deus. O apego a Deus pode ser um meio para atenuar o sofrimento e para reparar os modelos internos de funcionamento da pessoa. Pessoas com apego seguro a Deus apresentam um aumento sadio da espiritualidade e adotam comportamentos que favorecem a saúde física e emocional. Pessoas com apego inseguro a Deus apresentam instabilidade na espiritualidade e reportam mais aflição, podendo sofrer um declínio na saúde mental. Os conceitos de um Deus que se importa e cuida podem ser empregados para promover maior autonomia e autoconfiança da pessoa. Considerando a importância da religiosidade no contexto cultural brasileiro, o aprofundamento do tema seria de grande relevância para os campos da Teologia, da Psicologia e das Ciências das Religiões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
AUGUST, H.; ESPERANDIO, M. R. G. Apego a Deus: revisão integrativa de literatura empírica. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 1039, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Hartmut August, Faculdade Fidelis

Professor na Faculdade Fidelis (desde 2013). Pós-Doutorando em Teologia pela PUCPR. Doutor em Teologia pela PUCPR (2017). Mestre em Teologia pela PUCPR (2012). Pós-Graduado em Ministério Pastoral (Teologia) pela Faculdade Fidelis (2009). Pós-Graduado em Marketing pela ESPM (1997). Graduado como Bacharel em Teologia pela Faculdade Fidelis (2016). Graduado em Ciências Econômicas pelo Centro Universitário Campos de Andrade (1985). 

Mary Rute Gomes Esperandio, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Professora adjunta no Programa de Pós-Graduação em Teologia e no Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Pós-doutora (2013) em Psicologia da Religião pela Indiana University South Bend, em South Bend - USA. Possui graduação em Psicologia pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2003) e também em Pedagogia, pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1992). Tem Mestrado (2001) e Doutorado (2006) em Teologia, pela Escola Superior de Teologia. Tem experiência na docência teológica e em bioética, com ênfase na interface Psicologia, Bioética e Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde, Subjetividade contemporânea, Processos de subjetivação, Psicologia da Religião, Coping Religioso Espiritual. Desenvolve pesquisas em torno dos seguintes temas: Espiritualidade e Saúde, Subjetividade Contemporânea e Religiosidade, Coping Religioso/Espiritual. É membro da Sociedade Brasileira de Bioética; membro do Comitê Executivo da Society for Intercultural Pastoral Care and Counseling - SIPCC (2007) e da IAPR - International Association for the Psychology of Religion (2011). Membro do Grupo de Trabalho Psicologia e Religião da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia. Foi Coordenadora pro-tempore dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação na área de Ciências da Religião e Teologia (2016-2018). Possui página de Psicologia da Religião: http://psicologiadareligiao.wordpress.com/