Apego a Deus: revisão integrativa de literatura empírica
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Este artigo apresenta uma revisão da literatura empírica sobre o apego a Deus. O método utilizado foi a revisão integrativa, com levantamento das publicações existentes no período de 1980 a 2017, nas bases BVS, CINAHL, Periódicos CAPES, PsycARTICLES, PubMed, SciELO e SocINDEX. As buscas foram realizadas nos campos “título” e “resumo”. Após exame das 254 publicações encontradas, 62 estudos foram selecionados para análise. A discussão da temática foi realizada categorizando os trabalhos de acordo com os objetivos de cada estudo: “construção ou validação de escalas”, “ciclos da vida”, “saúde mental”, “experiência religiosa” e “aconselhamento e cuidado espiritual”. O apego parental influencia na maneira como a pessoa irá construir ou não uma relação de apego a Deus. O apego a Deus pode ser um meio para atenuar o sofrimento e para reparar os modelos internos de funcionamento da pessoa. Pessoas com apego seguro a Deus apresentam um aumento sadio da espiritualidade e adotam comportamentos que favorecem a saúde física e emocional. Pessoas com apego inseguro a Deus apresentam instabilidade na espiritualidade e reportam mais aflição, podendo sofrer um declínio na saúde mental. Os conceitos de um Deus que se importa e cuida podem ser empregados para promover maior autonomia e autoconfiança da pessoa. Considerando a importância da religiosidade no contexto cultural brasileiro, o aprofundamento do tema seria de grande relevância para os campos da Teologia, da Psicologia e das Ciências das Religiões.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.