Um novo critério de discernimento

Main Article Content

Fabrício Veliq

Resumo

Esse artigo tem o intuito de apresentar um novo critério de discernimento para a questão do diálogo inter-religioso de viés pneumatológico. Para isso, abordamos os critérios de discernimentos propostos por Jacques Dupuis, Stanley Samartha, Amos Yong e Jürgen Moltmann em suas tentativas de diálogo inter-religioso. Foi possível perceber algumas limitações nas respectivas propostas, como por exemplo, a ausência em se considerar a vida da natureza como critério de discernimento. Assim, a partir da pneumatologia moltmanniana, foi possível propor um novo critério de discernimento, ao qual demos o nome de vida em sua integralidade, de maneira que seja possível dizer que em qualquer religião em que a vida humana, animal e da natureza é afirmada em sua integralidade, ali se faz presente o Espírito de Deus.

Article Details

Como Citar
VELIQ, F. Um novo critério de discernimento. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 56, p. 720, 31 ago. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Fabrício Veliq, Faculdade Jesuíta de filosofia e Teologia de Belo Horizonte (FAJE)Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven)

Doutor em Teologia (2018) pela Faculdade Jesuíta de Filosofia (FAJE), Doctor of Theology (2018), awarding powers in the field of Theology, Religious Studies and Canon Law by Katholieke Universiteit Leuven (KU Leuven - Belgica), Mestre em Teologia (2014) pela Faculdade Jesuíta (FAJE), Bacharel em Filosofia (2019) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e Especialização em Matemática pela Faculdades Integradas Jacarepaguá (2012). Concluiu o pós-doutorado na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2020). País de origem: Brasil. E-mail: fveliq@gmail.com.