Is 59,15b-21: a vinda de um redentor
Main Article Content
Resumo
Nos estudos sobre a raiz G’L, que pode ser traduzida por “resgatar” ou “manchar”, “contaminar”, mormente é aprofundada no Dêutero-Isaías, porém ocorre também no Trito-Isaías. Este artigo tem a intenção de analisar exegeticamente Is 59,15b-21, por meio do Método Histórico-Crítico-Literário, por ser um texto do Trito-Isaías, por descrever Deus como o “resgatador do sangue” do seu povo, como um guerreiro, cujo braço poderoso trará a justiça, e pela promessa de enviar um redentor para resgatar o povo e estabelecer uma nova Aliança, porém antes haverá destruição e calamidade. Essas intervenções divinas são consequência da falta de uma mediação que possa exercer o direito e a justiça (cf. Is 59,1-15a).
Article Details

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.