Educação em direitos humanos: implicações para as religiões no contexto brasileiro

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Adriano Sousa Lima

Resumo

A educação em direitos humanos é essencial para o desenvolvimento pleno da personalidade, para a consolidação da cidadania e para promover a cultura da solidariedade, constituindo um dos principais desafios contemporâneos. Aqui reside o papel fundamental das instituições públicas e privadas, na medida em que as mesmas são desafiadas a criar, promover e fortalecer a cultura dos direitos humanos nos seus espaços de convivência. O texto adota como metodologia a análise de bibliografia especializada. Nessa direção, investiga-se os principais instrumentos normativos e diretivos da sociedade brasileira, tais como a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e outros documentos que tratam da educação e dos direitos humanos, com o objetivo de extrair algumas implicações para a práxis religiosa. O percurso inicia analisando o texto constitucional que estabelece a educação como direito de todos, bem como seus respectivos objetivos; na sequência, a partir da Declaração Universal de 1948, faz-se uma reflexão sobre a educação em direitos humanos e sua importância para a consolidação da cidadania; ao concluir, o autor apresenta as implicações da educação em direitos humanos no contexto religioso brasileiro: a educação em direitos humanos promove a liberdade e a igualdade; promove uma educação comprometida com o desenvolvimento humano e com a cultura da solidariedade; e promove a amizade entre as diferentes religiões.

Article Details

Como Citar
LIMA, A. S. Educação em direitos humanos: implicações para as religiões no contexto brasileiro. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 248, 30 abr. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Adriano Sousa Lima, Centro Universitário Uninter (UNINTER); Faculdades Teológicas Batistas do Paraná.

Adriano Sousa Lima, doutor em Teologia pela PUC do Paraná; Professor no Programa de pós-graduação strictu-sensu (Teologia) da Faculdade Batista do Paraná; no Centro Universitário Internacional UNINTER; atuando principalmente nas areas de Cristologia, pentecostalismo, Pneumatologia e Diálogo Inter-religioso e Religião e Direitos Humanos. 

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