As relações interdisciplinares em Ciências das Religiões

Main Article Content

Elisa Pereira Gonsalves Possebon
Fabricio Possebon

Resumo

O artigo apresenta uma reflexão, no ambiente acadêmico, sobre as relações interdisciplinares, que são distintas da disciplinaridade e da multidisciplinaridade, estas já bem sedimentadas. Para tanto, compreende a disciplina como um campo específico de conhecimento, em termos teóricos e metodológicos, situando a interdisciplinaridade como uma resposta às limitações impostas pela especialização disciplinar. A partir de uma metodologia que utiliza a revisão bibliográfica como elemento central, conclui que a vocação do campo de conhecimento das Ciências das Religiões para a interdisciplinaridade se dá pela disposição e possibilidade teórica e organizacional de pesquisadores, de diferentes áreas de conhecimento,compartilharem de um mesmo espaço acadêmico. Destaca a identidade das Ciências das Religiões, enquanto disciplina, e remete para a importância de diálogos interdisciplinares para a produção de novos conhecimentos. Recorda finalmente o trabalho pioneiro de Max Muller, considerado um dos fundadores da área de Ciências das Religiões, cujo método por ele proposto, chamado filológico, dá pistas para a aplicação do conceito de interdisciplinaridade.

Article Details

Como Citar
POSSEBON, E. P. G.; POSSEBON, F. As relações interdisciplinares em Ciências das Religiões. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 57, p. 1252, 31 dez. 2020.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Elisa Pereira Gonsalves Possebon, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Educação pela UniversidadeMetodista de Piracicaba. Professora Titular do Centro de Educação da UFPB onde integra o Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões. Atua na linha de pesquisa Espiritualidade e Saúde. Coordena o Núcleo de Educação Emocional do CE/UFPB.

Fabricio Possebon, Universidade Federal da Paraíba

Professor Doutor do Centro de Educação da Universidade Federal da Paraíba, onde integra o Programa de Ciências das Religiões. Atua na linha de pesquisa Espiritualidade e Saúde. Atualmente exerce a função de coordenador do PPGCR. Integra o Núcleo de Educação Emocional do CE/UFPB.