O Capelão como mediador: revisão integrativa
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
As mudanças observadas na estrutura sociocultural desde os tempos bíblicos até os dias atuais determinaram o desdobramento das diferentes áreas de atuação da Capelania/Aconselhamento, tais como nas áreas Hospitalar, Militar, Carcerária, Empresarial, dentre outras. Apesar dessa diversidade de áreas de atuação pode-se destacar uma situação comum: os conflitos interpessoais. Uma das possibilidades de intervir em situações de conflito é a Mediação informal, que se caracteriza pela atuação de um terceiro facilitador, que auxilia na solução amigável de conflitos. O objetivo do presente estudo foi quantificar, listar e analisar a literatura sobre a prática da Mediação Informal na Capelania/Aconselhamento. Foi utilizado o método da revisão integrativa, buscando dados nas seguintes bases eletrônicas Portal de Periódicos da CAPES; Scientific Eletronic Library online-Scielo; Science Direct e Google Acadêmico. Apenas seis artigos apresentaram informações sobre a elaboração de programas e estratégias de mediação de conflitos no âmbito carcerário, corporativo e hospitalar por iniciativa de serviços ou setores de Capelania. Além disso chama a atenção que em apenas uma dessas iniciativa houve um preparo específico dos capelães para mediação, realizado por uma ONG canadense que educa, treina e equipa nos moldes da justiça restaurativa, com particular atenção a área da capelania.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.