Valores em conflito: contribuições do pluralismo de Isaiah Berlin ao estudo das relações entre “religioso” e “secular” no debate público contemporâneo
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O debate público contemporâneo é permeado por variados desafios à vida social, especialmente em virtude da pluralidade de grupos e convicções que se articulam nas instâncias de decisão. Nas sociedades ocidentais, devido ao processo de secularização, não há mais sistemas de valores exclusivos que sejam capazes de conferir sentido total à experiência humana comunitária. Desse modo, as tensões que dizem respeito à relação entre os domínios “religioso” e “secular” têm ganhado novos contornos na discussão pública e ensejado estudos acadêmicos. A partir do contexto de diversidade de crenças e valores, esta dissertação introduz no campo das Ciências da Religião o pensamento do filósofo e historiador das ideias russo-judeu Isaiah Berlin (1909-1997), que desenvolveu uma doutrina do pluralismo de valor. Para Berlin, notável defensor do liberalismo e um dos principais intelectuais do século XX, o pluralismo é um princípio de importância crucial para a sociedade contemporânea, à medida que postula a coexistência de diferentes sistemas de valores morais e concepções do bem, sem tentar escapar do inevitável conflito entre tais valores e concepções. A formulação de Berlin, situada na interseção da filosofia política com a história das ideias, indica que valores morais podem ser igualmente válidos e, ainda assim, incompatíveis e incomensuráveis, o que resulta em conflitos que não admitem resolução sem referência a contextos particulares de decisão. Assim, a partir de uma abordagem teórica de natureza conceitual e analítica, busca-se interpretar a noção pluralista de Isaiah Berlin na tentativa de encontrar possíveis contribuições do corpo teórico desenvolvido pelo autor ao estudo das relações entre “religioso” e “secular” no debate público contemporâneo. Desse modo, o pluralismo de valor desponta como sistema teórico válido para enriquecer as abordagens acadêmicas concernentes aos conflitos de valores no seio das sociedades plurais.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.