Valores em conflito: contribuições do pluralismo de Isaiah Berlin ao estudo das relações entre “religioso” e “secular” no debate público contemporâneo

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jonathan Goudinho

Resumo

O debate público contemporâneo é permeado por variados desafios à vida social, especialmente em virtude da pluralidade de grupos e convicções que se articulam nas instâncias de decisão. Nas sociedades ocidentais, devido ao processo de secularização, não há mais sistemas de valores exclusivos que sejam capazes de conferir sentido total à experiência humana comunitária. Desse modo, as tensões que dizem respeito à relação entre os domínios “religioso” e “secular” têm ganhado novos contornos na discussão pública e ensejado estudos acadêmicos. A partir do contexto de diversidade de crenças e valores, esta dissertação introduz no campo das Ciências da Religião o pensamento do filósofo e historiador das ideias russo-judeu Isaiah Berlin (1909-1997), que desenvolveu uma doutrina do pluralismo de valor. Para Berlin, notável defensor do liberalismo e um dos principais intelectuais do século XX, o pluralismo é um princípio de importância crucial para a sociedade contemporânea, à medida que postula a coexistência de diferentes sistemas de valores morais e concepções do bem, sem tentar escapar do inevitável conflito entre tais valores e concepções. A formulação de Berlin, situada na interseção da filosofia política com a história das ideias, indica que valores morais podem ser igualmente válidos e, ainda assim, incompatíveis e incomensuráveis, o que resulta em conflitos que não admitem resolução sem referência a contextos particulares de decisão. Assim, a partir de uma abordagem teórica de natureza conceitual e analítica, busca-se interpretar a noção pluralista de Isaiah Berlin na tentativa de encontrar possíveis contribuições do corpo teórico desenvolvido pelo autor ao estudo das relações entre “religioso” e “secular” no debate público contemporâneo. Desse modo, o pluralismo de valor desponta como sistema teórico válido para enriquecer as abordagens acadêmicas concernentes aos conflitos de valores no seio das sociedades plurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
GOUDINHO, J. Valores em conflito: contribuições do pluralismo de Isaiah Berlin ao estudo das relações entre “religioso” e “secular” no debate público contemporâneo. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 1333, 31 ago. 2019.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Jonathan Goudinho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas)

Mestre em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas (2019), com pesquisa sobre as contribuições do pensamento do filósofo Isaiah Berlin para o estudo dos conflitos entre "religioso" e "secular" no debate público contemporâneo. Graduado em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pelo Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH (2013) e pós-graduado em Teologia Sistemática pela Faculdade Batista de Minas Gerais (2015).