Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jung Mo Sung
Allan da Silva Coelho

Resumo

Walter Benjamin e um setor da Teologia da Libertação, em especial aquele que se articula em torno à Escola do DEI, tem diversas convergências na crítica do capitalismo como religião. Esta proposição desafia pressupostos modernos das teorias da religião exigindo uma revisão conceitual que permita compreender melhor o poder de legitimação/fascínio ou questionamento da economia política capitalista. Neste artigo procuramos refletir sobre esta revisão da teoria da religião e propor uma abordagem que relaciona Benjamin e a teologia da libertação. Para isso, propomos exemplificar os desafios teórico-práticos desta relação e percorrer alguns estudos que re-situam os conflitos epistemológicos e políticos da religião com a modernidade. Em seguida, buscamos elementos de Benjamin e da Escola do DEI que fornecem instrumental analítico potente para a crítica do fetichismo capitalista como religião cotidiana. Por fim, sintetizamos a tarefa fundante de pensar, a partir da vida das vítimas, um necessário discernimento de deuses que permitem des-ocultar a razão mítico-teológica que caracteriza o espírito do fetiche.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
SUNG, J. M.; COELHO, A. DA S. Capitalismo como religião: uma revisão teórica da relação entre religião e economia na modernidade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 651, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Jung Mo Sung, UMESP

Licenciado em Filosofia e Teologia, doutor em Ciências da Religião (UMESP). Professor no PPG-Ciências da Religião - UMESP.

Allan da Silva Coelho, PPGE-UNIMEP. Pos-doutorado no CESOR - na École des Hautes Études en Science Sociales

Licenciado em filosofia, doutor em Ciências da Religião (UMESP). Professor no PPGE - UNIMEP. Em estagio de pos-doutorado no CESOR -EHESS França com bolsa CAPES.