Sua queda é sua dignidade: Eric Weil e Agostinho sobre a “felix culpa”

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Marcelo Perine

Resumo

O artigo propõe uma aproximação entre a concepção agostiniana do pecado original e a concepção weiliana da atitude da fé na categoria Deus da Lógica da filosofia. Na tradição latina, Agostinho, a quem se atribui equivocadamente a fórmula “felix culpa”, situa-se na origem de uma concepção do pecado original que será determinante na concepção de ser humano da antropologia e da moral cristãs. Na Lógica da filosofia de Eric Weil (1904-1977), na exposição da atitude da fé a que corresponde a categoria filosófica Deus, a expressão “sua queda é sua dignidade” parece fazer eco à fórmula supostamente agostiniana. A presente reflexão parte da tese de que a leitura weiliana de Santo Agostinho subjaz à formulação da categoria Deus da Lógica da filosofia, o que permitiu a Weil formular adequadamente a atitude do crente. O artigo sustenta que as linhas fundamentais da concepção de ser humano subjacente à atitude da fé na Lógica weiliana concordam com a concepção antropológica agostiniana decorrente da sua teologia do pecado das origens. Finalmente, o texto sugere que a concepção antropológica agostiniana está presente em filigrana na concepção weiliana do ser humano como finito e livre, claramente de inspiração kantiana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PERINE, M. Sua queda é sua dignidade: Eric Weil e Agostinho sobre a “felix culpa”. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 1021, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Marcelo Perine, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professor Associado da PUCSP, atua no Departamento de Filosofia e no Programa de Estudos Pós-Graduados em Filosofia, nas áreas de Filosofia Antiga, Filosofia Moral, Filosofia Política e Filosofia da Religião