A teoria teológica da religião de David Tracy

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Jefferson Zeferino
Rudolf Eduard von Sinner

Resumo

Ao se ocupar da pesquisa acerca da teoria teológica da religião formulada a partir do pensamento do teólogo jesuíta estadunidense David Tracy, o presente texto objetiva recolher impulsos para o estudo teológico da religião. Para tanto, examinam-se as obras Blessed Rage for Order: the new pluralism in Theology (1975), A imaginação analógica: a teologia cristã e a cultura do pluralismo (texto original de 1981) e Plurality and ambiguity: hermeneutics, religion, hope (primeira edição de 1987) no que tange à definição de religião. Como resultado das contribuições tracyanas ao estudo teológico da religião destacam-se: 1. Uma abordagem não totalizante da religião; 2. A percepção das pluralidades e ambiguidades que envolvem a investigação da religião e das interpretações da religião; 3. A imaginação analógica entre os estudos da religião e os estudos da arte. 4. A conversação com os clássicos religiosos; 5. Uma dimensão profética das religiões e dos estudos da religião.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
ZEFERINO, J.; VON SINNER, R. E. A teoria teológica da religião de David Tracy. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 53, p. 676, 31 ago. 2019.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Jefferson Zeferino, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Pesquisador do grupo de pesquisa Teopatodiceia: Espiritualidade, Cultura, Práxis. Professor e Coordenador do Bacharelado em Teologia da Faculdade São Braz em Curitiba.

Rudolf Eduard von Sinner, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Livre Docente pela Universidade de Berna. Doutor em Teologia pela Universidade de Basileia. Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná.