A teoria teológica da religião de David Tracy
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Ao se ocupar da pesquisa acerca da teoria teológica da religião formulada a partir do pensamento do teólogo jesuíta estadunidense David Tracy, o presente texto objetiva recolher impulsos para o estudo teológico da religião. Para tanto, examinam-se as obras Blessed Rage for Order: the new pluralism in Theology (1975), A imaginação analógica: a teologia cristã e a cultura do pluralismo (texto original de 1981) e Plurality and ambiguity: hermeneutics, religion, hope (primeira edição de 1987) no que tange à definição de religião. Como resultado das contribuições tracyanas ao estudo teológico da religião destacam-se: 1. Uma abordagem não totalizante da religião; 2. A percepção das pluralidades e ambiguidades que envolvem a investigação da religião e das interpretações da religião; 3. A imaginação analógica entre os estudos da religião e os estudos da arte. 4. A conversação com os clássicos religiosos; 5. Uma dimensão profética das religiões e dos estudos da religião.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Submeto (emos) o presente trabalho, texto original e inédito, de minha (nossa) autoria, à avaliação de Horizonte - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, e concordo (amos) em compartilhar esses direitos autorais a ele referentes com a Editora PUC Minas, sendo que seu “conteúdo, ou parte dele, pode ser copiado, distribuído, editado, remixado e utilizado para criar outros trabalhos, sempre dentro dos limites da legislação de direito de autor e de direitos conexos”, em qualquer meio de divulgação, impresso ou eletrônico, desde que se atribua créditos ao texto e à autoria, incluindo as referência à Horizonte. Declaro (amos) ainda que não existe conflito de interesse entre o tema abordado, o (s) autor (es) e empresas, instituições ou indivíduos.
Reconheço (Reconhecemos) ainda que Horizonte está licenciada sob uma LICENÇA CREATIVE COMMONS - ATTRIBUTION 4.0 INTERNATIONAL (CC BY 4.0):
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Por isso, PERMITO (PERMITIMOS), "para maximizar a disseminação da informação", que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.