Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade

Main Article Content

José Neivaldo de Souza

Resumo

Observando a realidade amazônica, as dificuldades dos habitantes da floresta, em meio à extração predatória do lucro e os desafios de uma nova evangelização, Francisco convoca os católicos e convida os cristãos e pessoas de boa vontade a sonharem, à luz da fé e da Palavra de Deus, com uma Amazônia que defenda os direitos dos nativos e de seus habitantes; que preserve a riqueza das culturas que ali resistem; que conserve a beleza natural tão ameaçada e acolha o evangelho da libertação que denuncia as injustiças e a exploração sem limites. Este é o sonho do Papa! O documento “Amazônia querida” aponta para uma nova evangelização e uma nova Igreja com rosto ecológico: um projeto de esperança para a sociedade, a cultura, o meio ambiente e a Igreja.

Article Details

Como Citar
SOUZA, J. N. DE. Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 55, p. 432, 30 abr. 2020.
Seção
Resenhas e recensões/Book reviews
Biografia do Autor

José Neivaldo de Souza, FTBP

Graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (2001), mestrado em Teologia pela Pontifícia Faculdade teologica Teresianum (1994), mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Tuiuti do Paraná (2003), mestrado em Filosofia pela Pontificia Studiorum Angelicum (1995) e doutorado em Teologia pela Pontificia Universitas Gregoriana de Roma (1996). Atualmente leciona na FTBP no programa de mestrado em teologia. Sócio SOTER e Consultor interno da CAPES para teologia.

Referências

PAPA FRANCISCO. Querida Amazônia: Exortação Apostólica pós-sinodal ao povo de Deus e a todas as pessoas de boa vontade. Coleção “Voz do Papa”. Doc. 209. São Paulo: Paulinas, 2020. 88 p.