Identificação de vestígios de intolerância religiosa a partir da categoria de Rosto, de Emmanuel Levinas: estudo de caso em uma escola pública

Main Article Content

Adilson do Nascimento Ferreira

Resumo

Este trabalho buscou identificar traços de intolerância religiosa no espaço público escolar, com base na categoria de Rosto, extraída do pensamento de Emmanuel Levinas. Optou-se por uma pesquisa de campo, utilizando a metodologia investigação qualitativa de estudo de caso e como ferramenta de investigação a análise crítica do discurso, na corrente francesa, na visão de Dominique Maingueneau. O campo de pesquisa escolhido foi uma escola pública que oferta exclusivamente ensino médio, situada na periferia do Município de Belo Horizonte. A escola está localizada em uma região com índice elevado de vulnerabilidade social, de acordo com a pesquisa realizada pela Prefeitura de Belo Horizonte, em parceria com o CRISP - UFMG que consolidou o índice de vulnerabilidade juvenil de Belo Horizonte (IVJ-BH/2015). O trabalho foi desenvolvido entre março de 2017 e fevereiro de 2019. A pesquisa envolveu revisão bibliográfica para compreender o pensamento de Emmanuel Levinas, a questão da intolerância religiosa e a corrente francesa da análise crítica do discurso. Concomitantemente à revisão bibliográfica, realizaram-se trabalhos de observação e coleta de dados no campo delimitado previamente, mediante entrevistas informais e semiestruturadas e aplicação de questionário. A pesquisa foi autorizada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), conforme registro CEP/CAAE: 91198918.6.0000.5137.

Article Details

Como Citar
FERREIRA, A. DO N. Identificação de vestígios de intolerância religiosa a partir da categoria de Rosto, de Emmanuel Levinas: estudo de caso em uma escola pública. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 54, p. 1647, 31 dez. 2019.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Adilson do Nascimento Ferreira

Mestre em Ciências da Religião pela PUC Minas. 

Referências

FERREIRA, Adilson do Nascimento. Identificação de vestígios de intolerância religiosa a partir da categoria de Rosto, de Emmanuel Levinas: estudo de caso em uma escola pública.