Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl

Main Article Content

Marcia do Carmo Saturnino

Resumo

O trabalho voluntário vem ganhando novas conotações no mundo contemporâneo, gerando novos investimentos em estudos acadêmicos e conquistando espaço na mídia e em movimentos culturais. Esta dissertação, objetiva investigar o trabalho voluntário como potencialmente realizador do ser humano em sua espiritualidade, a partir do referencial teórico na perspectiva de Viktor Frankl. Para isto, no primeiro capítulo se aborda a teoria de Viktor Frankl e seus principais conceitos relacionados à espiritualidade, como: dimensão noética, inconsciente espiritual e autotranscendência. O segundo capítulo trata conceitualmente do trabalho voluntário, juntamente com um breve histórico desta realidade no Brasil e, por fim, a motivações que estimula a ação voluntária. O terceiro capítulo procura associar o trabalho voluntário e realização espiritual. Para isto, desenvolve temáticas como: a solidariedade fundamentada em princípios éticos, o altruísmo, a empatia, a gratuidade e mais enfaticamente a atitude de amor a partir da dimensão espiritual, concluindo que o trabalho voluntário fundamentado no amor profundo tem o potencial de realizar a pessoa espiritualmente. A metodologia utilizada é a revisão bibliográfica, utilizando a fenomenologia hermenêutica. E termina com as considerações finais, reforçando a ideia de que o trabalho voluntário é potencialmente realizador da pessoa em sua espiritualidade, pois, está direcionado para uma busca de sentido para a vida e também pode ser compreendido a partir da capacidade que o ser humano tem de sair do ensimesmamento e de olhar para além de si, em direção a um outro ou a uma causa, compreendendo nisso possibilidades da autotranscendência.

Article Details

Como Citar
SATURNINO, M. DO C. Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 17, n. 54, p. 1649, 31 dez. 2019.
Seção
Dissertações e Teses/Dissertations and Theses (Resumo/Abstract)
Biografia do Autor

Marcia do Carmo Saturnino

Mestra em Ciências da Religião pela PUC Minas. 

Referências

SATURNINO, Marcia do Carmo. Trabalho voluntário e realização espiritual: um estudo a partir do pensamento de Victor E. Frankl. 2019. Dissertação (Mestrado) – Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, PUC Minas, Belo Horizonte, MG.