Viver a esperança: uma reflexão sobre espiritualidade e mística em vista da manutenção da esperança a partir da Fratelli tutti

Main Article Content

Ceci Maria Costa Baptista Mariani

Resumo

A Encíclica Fratelli tutti, do Papa Francisco, publicada em 3 de outubro de 2020, é, como se tem veiculado, um documento que faz parte da Doutrina Social da Igreja. Escrita sob a inspiração do diálogo com o líder islâmico Grande Imã Ahmad Al-Tayyeb, pretende falar sobre o amor fraterno em sua dimensão universal. Este comentário, unindo-se a outros que se tem feito sobre esse texto, tem como objetivo contribuir na recepção da encíclica, sendo uma abordagem na perspectiva da espiritualidade.

Article Details

Como Citar
MARIANI, C. M. C. B. Viver a esperança: uma reflexão sobre espiritualidade e mística em vista da manutenção da esperança a partir da Fratelli tutti. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 18, n. 56, p. 847, 31 ago. 2020.
Seção
Comunicações/Papers-Communications
Biografia do Autor

Ceci Maria Costa Baptista Mariani, PUCCAMP (Puc Campinas)

Possui bacharelado e Licenciatura em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Nossa Senhora de Medianeira (1982), graduação em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora de Assunção (1989), mestrado em Teologia Dogmática pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora de Assunção (1997) e doutorado em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2008). Atualmente é professora na Pontifícia Universidade Católica de Campinas, no Instituto São Paulo de Estudos Superiores e na UNISAL, atuando principalmente nos seguintes temas: teologia fundamental, pneumatologia, mariologia, escatologia, filosofia da religião, antropologia teológia, ecumenismo e diálogo inter-religioso, estudo da mística cristã. Membro da SOTER, Sociedade de Teologia e Ciências da Religião (secretária da Diretoria Nacional 2009-2010)

Referências

ALVES, R. O amor que acende a lua. Campinas: Papirus, 1999.
BÍBLIA DE JERUSALÉM. São Paulo: Paulinas, 1981.
BOFF, L. O cuidado essencial: princípio de um novo ethos. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 1, p. 28-35, out./mar. 2005a.
BOFF, L. Virtudes para um outro mundo possível: hospitalidade: direito e dever de todos. Petrópolis: Vozes, 2005b. Volume 1.
EPTV1. Médicos do HC lamentam morte de neurocirurgião que atuou em separação de siamesas: ‘mundo perdeu uma alma do bem’. G1, Rio de Janeiro, 10 ago. 2020. Disponível em: . Acesso em: 2 nov. 2020.
FRANCISCO. Fratelli tutti: sobre a fraternidade e a amizade social. 2020. Disponível em: . Acesso em 2 nov. 2020.
FRANCISCO. Evangelii Gaudium: a alegria do evangelho. Disponível em: file:///C:/Users/infra/Documents/1-CECIBM/PapaFrancisco/papa-francesco_esortazione-ap_20131124_evangelii-gaudium.pdf. Acesso em: 02 nov. 2020.
METZ, J. B. Mística de olhos abertos. São Paulo: Paulus, 2013.
PAGOLA, J. A. O caminho aberto por Jesus: Mateus. Petrópolis: Vozes, 2013.
ROCHA, A. R. Ética e estética no universo Gentileza. Profecia na cena urbana do Rio de Janeiro. Teoliterária, São Paulo, v. 8, n. 15, p. 250-265, 2018.