O Papa Francisco e o encontro inter-religioso

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Peter C. Phan
Tradução: José Martins dos Santos Neto

Resumo

Desde o início, o ministério petrino do Papa Francisco tem sido cheio de surpresas e ele tem sido um homem de contradições. Ele tem dado esperança a muitos, cristãos, outros crentes e humanistas seculares, especialmente com sua abordagem pastoral da misericórdia, mas também tem encontrado oposição feroz, mesmo entre o escalão superior da hierarquia, alguns dos quais atacaram publicamente sua ortodoxia e pediu sua renúncia. Em seus ensinamentos sobre evangelização, casamento e sexualidade, ecologia e amizade social, Francisco abriu novos caminhos e desafiou a Igreja a tornar visível o rosto misericordioso de Deus para o mundo. Sobre o diálogo inter-religioso, o papa, como era de se esperar, reiterou amplamente os ensinamentos do Vaticano II e até agora não emitiu uma exortação apostólica ou encíclica sobre o assunto. Consistente com sua perspectiva pastoral, ele enfatizou os aspectos sociopolíticos e culturais do diálogo inter-religioso e evitou amplamente questões doutrinárias ainda controversas. Por outro lado, sua amizade com muitos líderes não-cristãos e seus vários obiter dicta ampliaram o horizonte inter-religioso e abriram a porta para novas explorações na teologia da religião e o escopo do encontro inter-religioso. Seu reconhecimento explícito das religiões não-cristãs como “canais” do Espírito Santo sugere seu papel como meios de salvação não apenas para seus adeptos, mas também de certo modo para os cristãos. Além disso, os quatro princípios da metafísica franciscana sugerem maneiras novas e eficazes de conduzir o diálogo inter-religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
PHAN, P. C.; SANTOS NETO, J. M. DOS. O Papa Francisco e o encontro inter-religioso. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 19, n. 59, p. 703, 31 ago. 2021.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Tradução: José Martins dos Santos Neto, PUC Minas

PUC Minas.

Referências

Para biografias informativas de Jorge Bergoglio / Francisco, consulte IVEREIGH, Austen. The Great Reformer: Francis and the Making of a Radical Pope. Nova York: Henry Holt, 2014; IVEREIGH, Austen. Wounded Shepherd: Pope Francis and His Struggle to Covert the Catholic Church. Nova York: Henry Holt, 2019; e PIQUÉ, Elisabetta. Pope Francis: Life and Revolution. Chicago: Loyola press, 2014.