Política, carisma, poder e mídia: lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus

Jadir Gonçalves Rodrigues

Resumo


No presente artigo, pretendemos discutir algumas possibilidades e limites das categorias de
Política, carisma, poder e mídia no conjunto de lógicas interpretativas da Igreja Universal do Reino de Deus. As leituras acadêmicas já concluídas sobre desenvolvimento histórico dessa Igreja trabalham com a idéia de que foi o contexto de crise política, social e econômica presente nas décadas de 1970 e 1980 que propiciaram as condições adequadas ao surgimento e expansão da IURD no Brasil. Propomos uma análise que enfatize a importância da mídia, no caso o controle de veículos de comunicação de massa pela direção da Igreja Universal, para a sua expansão ao longo das décadas de 1980 e 1990 no Brasil e no mundo. Procuramos centrar nosso esforço reflexivo na instrumentalização interna e externamente, por parte da liderança dessa Igreja, das categorias de carisma e poder no conjunto de suas práticas religiosas, considerando ainda a proximidade que a mesma mantém em relação à política nacional.


Palavras-chave


Poder, política, religião, carisma, meios de comunicação de massa

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