O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being’s existence. A consideration from the religious view)

  • Waldir Souza PUC PR
  • Renato Barbosa Santos Aluno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Palavras-chave: Teologia. Bioética. Parentalidade. Família. Religião. Theology. Bioethics. Parenting. Family. Religion

Resumo

O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being’s existence. A consideration from the religious view) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1059

Gerar um filho é gerar uma vida. No processo geracional estão embutidas várias implicações e consequências tanto para quem gera, quanto para quem é gerado. Para o casal, o nascimento de um filho é o fruto inquestionável de sua união. Entretanto, também deve ser fruto da vontade, do cuidado e do amor desse casal. Um ser humano que se sente amado e querido por seus pais será o reflexo de uma existência radicada no amor e por isso, uma presença amorosa. Deste modo, o estudo a respeito do projeto de parentalidade tem como proposta colaborar na reflexão a respeito da totalidade do ser humano a partir de uma existência ainda como intenção, que se desenvolve no encontro de um pai e uma mãe que desejam como fruto de seu amor, gerar aquele ou aquela que já é por eles amado, amada. Trata-se de um ato de amor que constrói de maneira consciente a existência de uma humanidade plenamente consciente de si em virtude da consciência e da vontade de quem quis gerá-la. A religião tem um forte apelo na maneira com que o ser humano se relaciona com o projeto de parentalidade.

Palavras chave: Teologia. Bioética. Parentalidade. Família. Religião.

 

 

Abstract

To generate a child is to generate a life. In the generation process are embedded several implications and consequences both for those who generate and for those who are generated. For the couple the birth of a child is unquestionably the fruit of their union. However, it should also be the result of the will, the care and the love of this couple. A human being who feels loved and cherished by its parents will be the reflection of a life based in love and therefore, a loving presence. Thus, the study about the parenting project is proposing to collaborate in thinking about the whole human being from his/her intent before his/her existence, which develops from the encounter of a father and a mother who desire as the fruit of their love to generate the one that is already beloved by them. It is an act of love that builds consciously the existence of a fully self-conscious humanity by the virtue of consciousness and the will of those who wanted to generate it. Religion has a strong appeal in the way that human being relates itself with the parenting project.

Keywords: Theology. Bioethics. Parenting. Family. Religion.

 

Biografia do Autor

Waldir Souza, PUC PR
Atualmente sou professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Doutor em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2009). Possuo bacharelado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (1991) e licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004), especialização em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2004) e mestrado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (2001). Tenho experiência na área de Teologia, com ênfase em sistemática, moral e bioética. Atuo principalmente nos seguintes temas: bioética, teologia, teologia moral e antropologia teológica.
Renato Barbosa Santos, Aluno da Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná e aluno do Mestrado em Teologia da PUCPR.

Publicado
26-09-2013
Como Citar
SOUZA, W.; SANTOS, R. B. O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being’s existence. A consideration from the religious view). HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 31, p. 1059-1080, 26 set. 2013.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject