Rumo a uma Filosofia da Religião em tom Pós-metafísico. Diálogos com Habermas e Rorty (Towards a philosophy of religion in a post-metaphysical tone. Dialogue with Habermas and Rorty) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p12

Main Article Content

Julio Paulo Tavares Zabatiero

Resumo

Este artigo consiste em um diálogo com textos de Jürgen Habermas e Richard Rorty referentes ao tema da religião e seu lugar na sociedade contemporânea. Em vista do tom dialogal, as citações desses autores são relativamente numerosas, a fim de que as suas vozes sobressaiam no texto. O objetivo do diálogo é extrair pistas para a construção de uma filosofia da religião em tom pós-metafísico, ou não fundacional. Não é um texto exaustivo, mas sugestivo. Não se propõe a tecer críticas ao sistema de ideias dos autores com quem dialoga, mas aproveitar criticamente algumas de suas ideias para a definição de possíveis rumos para uma filosofia da religião pós-metafísica. Os termos pós-metafísico e não fundacional são usados aqui de modo intercambiável e não se referem a um tipo de filosofia antimetafísica, mas sim, a uma filosofia para a qual os temas da metafísica não assumem papel de explicação fundacional da realidade como um todo.

Palavras-chave: Filosofia pós-metafísica; Habermas; Rorty; Religião.

 

Abstract

This essay is a dialogue with Jürgen Habermas’s and Richard Rorty’s texts on the theme of religion and its place in contemporary society. Given the conversational tone, the number of quotations from those authors is relatively large, so that their voices can speak up in the text. The goal of that dialogue is the formulation of clues to the elaboration of a post-metaphysical or non-foundational philosophy of religion. The essay is not exhaustive, but suggestive. It does not mean to criticize Habermas’s and Rorty’s systems of thought, but to appropriate critically some of their ideas as guidelines to a post-metaphysical philosophy of religion. The terms ‘post-metaphysical’ and ‘non-foundational’ are interchangeable here and do not refer to an anti-metaphysical philosophy. They try to express a kind of philosophy in which metaphysical themes do not play a role of foundational explanation of reality as a whole. 

Key words:Post-metaphysical philosophy; Habermas; Rorty; Religion.

 

Article Details

Como Citar
ZABATIERO, J. P. T. Rumo a uma Filosofia da Religião em tom Pós-metafísico. Diálogos com Habermas e Rorty (Towards a philosophy of religion in a post-metaphysical tone. Dialogue with Habermas and Rorty) - DOI: DOI – 10.5752/P.2175-5841.2010v8n16p12. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 8, n. 16, p. 12-32, 30 mar. 2010.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Julio Paulo Tavares Zabatiero, Escola Superior de Teologia

Coordenador de Pós-Graduação e Pesquisa

Doutor em Teologia - área Bíblia