Uma experiência de formação inicial de professores a partir da perspesctiva da diversidade cultural (An experience of initial teacher training from the point of view of cultural diversity) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p862

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Sérgio Junqueira
Lidia Kadlubitski

Resumo

O presente artigo partiu do questionamento: como os alunos do Curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior (IES) de Curitiba são instigados para trabalhar na prática educacional a partir da perspectiva da diversidade cultural e de forma integrada entre as disciplinas História, Geografia e Ensino Religioso? Para tanto, utilizou-se a metodologia bibliográfica e documental. Analisou-se 712 planos de aula, elaborados pelos alunos das turmas de 2006 a 2010 na disciplina Metodologia de História, Geografia e Ensino Religioso, ofertada no 3º ano do Curso de Pedagogia em uma IES de Curitiba. Os resultados apontam que o Curso atende o que preconiza a legislação educacional brasileira, formando docentes capazes de considerar a diversidade cultural na prática escolar. Esse é o primeiro passo para a construção do reconhecimento das diferentes culturas presentes no espaço escolar, potencialmente rico para se desenvolver relações democráticas, de respeito pelas diferenças, de ética e de garantia de direitos sociais e humanos.

Palavras-Chave: Diversidade Cultural. Formação de Professores. Interdisciplinaridade.

 

Abstract

This article came from the question, as the students of the education of a Higher Education Institution-HEI of Curitiba, are instigated to work in educational practice from the perspective of cultural diversity, and interdisciplinary way between the three subject areas: History, Geography and Religious Education? To answer this question, the 712 lesson plans  developed by students in the classes from 2006 to 2010 in the subject "Methodology of History, Geography and Religious Education, offered in the 3rd year of the Course of Pedagogy in a HEI of Curitiba, were analyzed. The results show that the course realize what the Brazilian Educational Documents appoint, trainee teachers to able consider the Brazilian cultural diversity in educational practice. This is the first step in building recognition of the different cultures present in school, potentially rich in order to develop democratic relations, respect for differences, ethics and ensuring social and human rights.

Keywords: Cultural Diversity. Teacher education. Interdisciplinary.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Como Citar
JUNQUEIRA, S.; KADLUBITSKI, L. Uma experiência de formação inicial de professores a partir da perspesctiva da diversidade cultural (An experience of initial teacher training from the point of view of cultural diversity) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2011v9n23p862. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 9, n. 23, p. 862-882, 20 nov. 2011.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Sérgio Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUCPR

Pós-Doudor em Ciências da religião pela PUC São Paulo. Professor no Centro de Teologia e Ciências Humanas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR.

Lidia Kadlubitski, Pontifícia universidade Católica do Paraná-PUCPR

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Atua no Núcleo de Intercâmbio e Cooperação Internacional da PUCPR. É Professora convidada de Pós-Graduação da Facinter.