A epistemologia e o método da Teologia da Libertação no pensamento de Clodovis Boff (The epismetology and method of liberation theology according to Clodovis Boff) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1403

Main Article Content

Agenor Brighenti

Resumo

Este artigo pretende oferecer uma síntese dos principais elementos que caracterizam a epistemologia e o método da Teologia da Libertação, no pensamento de Clodovis Boff, autor que deu à Teologia da Libertação sistematização de sua semântica e de sua sintática. Em seus escritos em relação à questão, cronologicamente, identificam-se três fases distintas: a Teologia da Libertação como Teologia do Político (1), a libertação como perspectiva de uma teologia global, (2) e a Teologia da Libertação como libertação na Teologia (3). Entre os elementos selecionados para esta abordagem sintética estão: a questão da identidade da Teologia da Libertação em relação a outras teologias, o ponto de partida da articulação do discurso teológico, o lugar do pobre na epistemologia da teologia e as mediações teóricas do método da Teologia da Libertação. O texto, em grande medida, reproduz o pensamento do autor, privilegiando, o máximo possível, citações textuais de sua ampla e consistente bibliografia sobre a questão.

Palavras-chave: Teologia. Libertação. Método. Fé. Pobre.

 

Abstract

This article aims to present an overview of the main elements which characterize the method and epistemology of Liberation Theology, according to Clodovis Boff´s view. It was him who provided Liberation Theology with the systematization of its semantics and syntax. In his writings on the issue, chronologically, three distinct phases can be identified: Liberation Theology as the Politician´s Theology (1); the liberation as a global theology perspective (2); and Liberation Theology as the liberation in Theology. Among the selected elements are: the identity of Liberation Theology in relation to other theologies; the starting point of articulation of theological discourse; the place of the poor in the epistemology of theology; and theoretical mediations of the Liberation Theology method. The text reproduces the author's thought, focusing as much as possible, textual citations of his extensive and consistent bibliography on the issue.

Keywords: Theology. Liberation. Method. Faith. Poor.

 

Article Details

Como Citar
BRIGHENTI, A. A epistemologia e o método da Teologia da Libertação no pensamento de Clodovis Boff (The epismetology and method of liberation theology according to Clodovis Boff) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1403. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 32, p. 1403-1435, 13 dez. 2013.
Seção
Artigos/Articles: Dossiê/Dossier
Biografia do Autor

Agenor Brighenti, Pontificia Universidade Católica do Paraná - PUCPR

Agenor Brighenti. Doutor em Ciências Teológicas e Religiosas pela Universidade de Lovaina, Coordenador da Pós-graduação em Teologia da PUC de Curitiba, professor visitante na Universidade Pontifícia do México e no Instituto Teológico-Pastoral do CELAM. Presidente do Instituto Nacional de Pastoral da CNBB e membro da Equipe de Reflexão Teológica do CELAM.