Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1571

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Alvori Ahlert

Resumo

Título

Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR (Communicative action and ethics on the access and sustainable use of water: the experience of rural sanitation of Marechal Cândido Rondon – Paraná, Brazil. DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1571

 

Resumo

O texto apresenta um estudo/pesquisa sobre a ética e os recursos hídricos, problematizando a relação entre a ética e o uso sustentável da água, tendo como modelo referencial aproximações na experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon, PR que, através da organização dos próprios agricultores e com o apoio da autarquia municipal de água e esgoto, atingiu 100% de acesso à água potável na zona rural do município.  A discussão propõe uma sinergia entre comunidades, gestores de sistemas e pesquisadores, que possibilite a criação de contextos comunicativos nos quais se partilha e socializa informações para o debate dos temas e situações que defendam um acesso democrático aos recursos hídricos e ao uso sustentável da água. Os fundamentos para este debate se encontram na obra de Lord Selborne, A Ética do Uso da Água Doce: um levantamento. (2001), e no paradigma da Teoria da Ação Comunicativa de Jürguen Habermas (1989), como um instrumento para propor o debate público sobre o acesso democrático aos recursos hídricos e, assim, criar contextos comunicativos que possibilitem a socialização de conhecimentos necessários relativos aos recursos hídricos e potencializar o debate sobre o uso desse bem natural como um direito humano universal.

Palavras-chave: Ética. Água. Uso sustentável. Ação comunicativa. Saneamento rural.

 

 

Abstract

The text presents a study/research on ethics and water resources, questioning the relationship between ethics and sustainable water use, taking as reference model approaches in the experience of rural sanitation of Marechal Cândido Rondon, PR that, through the organization's own farmers, with the support of a municipal water and sewer, reached 100% access to safe drinking water in the rural area. The discussion proposes a synergy between communities, systems managers and researchers, enabling the creation of communicative contexts in which information is shared and socialized for discussion of issues and situations that advocate democratic access to water resources and the sustainable use of water. The grounds for this debate are the work of Lord Selborne, The Ethics of Freshwater Use: A survey. (2001), and the paradigm of the Theory of Communicative Action by  Jürguen Habermas (1989), as an instrument to propose a public debate on democratic access to water resources and thus create communicative contexts that enable socialization of required knowledge of the water resources and enhance the debate on the use of this natural asset as a universal human right.

Keywords:Ethics. Water. Sustainable use. Communicative action. Rural sanitation.

 

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Como Citar
AHLERT, A. Ação comunicativa e ética no acesso e uso sustentável da água: a experiência do saneamento rural de Marechal Cândido Rondon - PR - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n32p1571. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 11, n. 32, p. 1571-1588, 16 dez. 2013.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Alvori Ahlert, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Pós-Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Doutor em Teologia (Área: Religião e Educação) pela Escola Superior de Teologia (2004). Mestre em Educação nas Ciências (Área Filosofia) pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1998). Bacharel em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1989). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Tem experiência na área de Fundamentos da Educação, Filosofia da Educação, com ênfase em Ética, e atua, principalmente, nos seguintes temas: educaçao, ética, cidadania, educação luterana, cidadania luterana, educação física, ensino superior e educação, igrejas, educação privada, educação comunitária e associativa. Membro del Grupo de Investigación Historia y Prospectiva de la Universidad Latinoamericana HISULA Código Colciencias COL0011868, Clasificado en A . Tunja, Colombia. Integrante do Conselho Editorial da revista eletrônica "Actualidades Investigativas en Educacion", do Instituto de Investigación en Educación de la Universidad de Costa Rica, http://revista.inie.ucr.ac.cr.