Ensino Religioso: espaço dos catecismos

Main Article Content

Sergio Rogerio Junqueira

Resumo

Este artigo é resultado da pesquisa qualitativa histórica documental sobre a construção da disciplina do Ensino Religioso a partir dos livros didáticos. Uma das estratégias para compreender a formação dos componentes curriculares no espaço da escola, sendo uma instituição da modernidade que está intimamente relacionada ao projeto da sociedade burguesa urbano-industrial, é refletir como seus caracteres são construídos. A escola vem desempenhando a função de formar e conformar os sujeitos individuais e coletivos aos padrões de racionalização e burocratização dessa sociedade. Embora outras instituições sociais realizem a mesma tarefa, cabe à escola o papel de transmitir os saberes legitimados, fundamental para atender às demandas sociais. Os componentes curriculares colaboram nesta mediação e, dentre outros, é no Ensino Religioso que se percebe concretizado especialmente pelos livros didáticos, que por meio de seus textos e exercícios expressam saberes a serem transmitidos. Compreende-se que por meio dos livros didáticos é possível verificar o desenvolvimento desta disciplina, especialmente em sua origem quando era denominada aula de religião, e que pretendia consolidar o projeto de uma religião hegemônica do país, através de seus catecismos como instrumento de ensino de inúmeras gerações.

Article Details

Como Citar
JUNQUEIRA, S. R. Ensino Religioso: espaço dos catecismos. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 12, n. 36, p. 1283-1314, 15 jan. 2015.
Seção
Artigos/Articles: Temática Livre/Free subject
Biografia do Autor

Sergio Rogerio Junqueira, PUCPR

Livre Docente em Ciências da Religião, Doutor em Ciências da Educação, Professor do Programa de Pós-Graduação em Teologia da PUCPR (Curitiba – Brasil). Projeto Financiado pela Fundação Araucária do Paraná (Bolsa Produtividade). srjunq@gmail.com